A Secretaria da Defesa Civil (Sedec) realizou, nessa sexta-feira (24), visita técnica às cachoeiras do Urubu Rei e Salto Liso, em Pedro II. É uma nova etapa da Campanha Banho Seguro, em que foram monitorados e analisados os riscos geológicos a movimentos de massa nas cachoeiras, bem como avaliadas possíveis áreas para a sinalização nesses pontos turísticos.
Acompanharam a equipe da Defesa Civil Estadual, técnicos da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Municipal e guias de turismo da região.
Segundo o coordenador de Educação e Capacitação da Defesa Civil Estadual, Wellington Sousa, o intuito é criar estratégias para reforçar a segurança dos banhistas. “Estivemos monitorando e analisando os movimentos e áreas de processo de risco geológicos. Essa é uma etapa essencial para que os visitantes e turistas possam ter uma prática segura em seus banhos”, conta o gestor.
Banho Seguro
A campanha Banho Seguro é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Polícia Militar (PM-PI) e Sindicato dos Guias de Turismo, com o objetivo de reforçar junto à população os cuidados e a atenção redobrada durante o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.
Dentre os municípios que já aderiram à campanha, estão José de Freitas, Bocaina, Paulistana, Nossa Senhora de Nazaré, Piripiri e Pedro II, com ações de conscientização e capacitação à população.