Defesa Civil e Semplan alinham ações de prevenção e resposta em Teresina

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram, nesta segunda-feira (24), na Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina (SEMPLAN), reunidos com o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira e o secretário Municipal de Defesa Civil, Marcos Araújo, para discutir ações de prevenção e resposta na capital, especificamente voltado para áreas de risco setorizadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Para o diretor de Prevenção da Sedec, Werton Costa, a reunião foi muito produtiva e concentrou-se em tratativas no perímetro geográfico da região norte de Teresina, especificamente as áreas dos diques. “Essa reunião teve por finalidade fazer um levantamento técnico bastante meticuloso sobre a integridade dessa área, as condições de segurança e risco, e naturalmente desenvolver projetos para garantir que as comunidades que estão à jusante (correnteza num curso de água ) do dique possam estar protegidas”, explicou o diretor.

WhatsApp Image 2024-06-24 at 12.51.04.jpeg

Na ocasião, houve compartilhamento de informações visando a formação de um grupo de trabalho para a gestão de riscos e desastres na área e dar alguns encaminhamentos importantes, inclusive, para ações estruturais e não estruturais na região.

WhatsApp Image 2024-06-24 at 12.50.52.jpeg

“A reunião foi bastante simbólica, porque ela pode promover uma coalizão entre Estado e município em prol da melhor gestão de riscos a desastres da capital, Teresina. Já temos um diagnóstico amplo, elaborado, ainda na época do Programa Lagoas do Norte, sobre a zona norte da capital, e precisamos agir. São volumes grandes de recursos e precisamos de apoio técnico e de recursos financeiros. Uma coalizão como essa é extremamente importante para que a gente possa dar celeridade às ações que são necessárias”, conta Leonardo Madeira.

WhatsApp Image 2024-06-24 at 12.51.05 (2).jpeg