Defesa Civil do Piauí participará de capacitação sobre projeto piloto de alerta em situações de emergência, em Brasília

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) participarão, na próxima segunda-feira (8), em Brasília, de capacitação para o projeto piloto de alertas via Cell Broadcast Service (CBS). O treinamento faz referência à tecnologia de envio de alertas através de Projeto Piloto em 11 municípios brasileiros, especificamente das regiões Sul e Sudeste do país.

O sistema de alerta tem como objetivo informar imediatamente tanto a população quanto às autoridades sobre possíveis catástrofes, permitindo uma reação rápida e eficaz em situações de emergência, seja em localidades de risco sobre eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. A nova ferramenta vai auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais.

Para o coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, Wellington Sousa, o treinamento para esse projeto é de suma importância, pois compreende a uma ferramenta de alerta e monitoramento, que é essencial, para que as pessoas sejam informadas rapidamente sobre determinados eventos extremos.

“A partir dessa ferramenta, a população terá uma resposta rápida sobre um determinado evento de extremo, seja relacionado a uma chuva intensa, ou de outros eventos que possam ocorrer. É uma medida de prevenção e mitigação que será essencial, porque as pessoas vão poder se preparar diante de um evento que possa ocorrer naquele momento”, explica Wellington Sousa.

Serão 26 dias de treinamento e a Defesa Civil Nacional está coordenando a etapa de treinamento das defesas civis que serão integrantes desta fase de testes. Para a execução desta atividade, está sendo constituída uma equipe de treinamento, composta por agentes de defesa civil com experiência na temática de monitoramento e alerta.

A nova tecnologia de envio de alertas fortalece a gestão de riscos no país, uma vez que permite a comunicação de situações de riscos de desastres, com celeridade e grande alcance populacional, viabilizando medidas preparatórias e tomada de decisões de maior efetividade no que tange à proteção da população.