Em Brasília, Defesa Civil participa de força-tarefa para difundir novo sistema de alerta nacional

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) iniciaram, na última segunda-feira (8), a capacitação para o projeto piloto de alertas via Cell Broadcast Service (CBS), no Centro de Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. O treinamento faz referência à tecnologia de envio de alertas por meio de Projeto Piloto em 11 municípios brasileiros, especificamente das regiões Sul e Sudeste do país.

O Cell Broadcast é um novo sistema brasileiro de alertas contra desastres naturais, como tempestades, enchentes e inundações. A tecnologia foi desenvolvida para usar a rede de telefonia celular – o alerta suspende tudo o que o usuário estiver fazendo e exibe na tela um texto de advertência de uma área definida ao mesmo tempo. Ela trará avanços significativos na emissão de alertas, porque lança um alarme com aviso sonoro, mesmo quando o celular estiver no modo silencioso, sobrepondo-se a qualquer conteúdo em uso na tela para exibir a mensagem de alerta.

WhatsApp Image 2024-07-10 at 15.57.21 (1).jpeg

De acordo com o coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, Wellington Sousa, a partir da próxima semana, os agentes estarão nos municípios indicados realizando a implementação do sistema.

“Durante toda essa semana estamos fazendo a capacitação da ferramenta, que é o Cell Broadcast, e a partir da próxima semana estaremos em campo, nos municípios para etapa de implementação do sistema, que será essencial, pois será uma nova ferramenta de alerta importante para os municípios, para a população poder se preparar diante de um evento extremo. Então, já têm outros sistemas, outras ferramentas de alerta, como SMS, como também a própria TV, redes sociais, mas essa ferramenta Cell Broadcast  já é utilizada em alguns países da Europa, da Ásia, voltado para alertar diante de eventos extremos como, por exemplo, terremoto”, explica Wellington Sousa.

WhatsApp Image 2024-07-10 at 15.54.07.jpeg

Os municípios para fase teste do novo sistema de alerta foram selecionados seguindo alguns critérios: período chuvoso nas regiões Sul e Sudeste, municípios afetados por grandes desastres nos últimos anos e locais com maior número de alertas.  O teste do sistema de alertas será implementado nos seguintes municípios:  Cachoeira do Itapemirim (ES); São Sebastião (SP); Petrópolis e Angra dos Reis ( RJ); Indianópolis (MG); Blumenau e Gaspar (SC); Mussum e Rocassales (RS); Morretes e União da Vitória (PR).

A nova tecnologia da informação de alertas de riscos e desastres do governo federal é coordenada pela Defesa Civil Nacional, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom). O projeto piloto será ampliado para o território brasileiro a partir desse teste que vai ser realizado no dia 20 de julho.

WhatsApp Image 2024-07-10 at 15.54.06.jpeg