Defesa Civil discute parceria com o projeto CITinova visando acelerar o desenvolvimento sustentável no Piauí

O secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí, José Neri, recebeu, nesta quarta-feira (17), a coordenadora técnica da Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolvimento Urbano Sustentável (CITinova II), Luciene Cardoso, para apresentar as ações propostas para a faixa metropolitana da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) de Teresina.

O Projeto CITinova II – Promoção do Planejamento Metropolitano Integrado e de Investimentos em Tecnologia Urbana Inovadora no Brasil – é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e uma de suas áreas de atuação é a RIDE da Grande Teresina (14 municípios do Piauí e o município de Timon-MA).

O CITinova é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês) com o objetivo de acelerar o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, com menos emissões de gases de efeito estufa, priorizando a conservação da biodiversidade.

WhatsApp Image 2024-07-17 at 11.41.39 (1).jpeg

Para o secretário de Defesa Civil, José Neri, o CITinova tem uma forte pegada ambiental e trafega pela gestão de riscos. Assim, abre excelentes oportunidades para intervenções e projetos no âmbito da Defesa Civil.

“Os trabalhos serão concentrados basicamente entre Teresina e Timon e envolvem intervenções e soluções baseadas na natureza, ou seja, contemplando populações ribeiras, capacitações no âmbito de uma gestão ecologicamente sustentável e, também, ações de defesa civil. Tanto que a proposta está sendo construída para aplicar recursos de um Fundo Global para as mudanças climáticas, e essa proposta será executada ainda no segundo semestre de 2024. É uma ação interessante, porque ela visa melhorar a qualidade de vida do povo teresinense e timonense, construindo um projeto-piloto, uma vitrina para servir de referência ao Ministério da Ciência e Tecnologia e aos parceiros internacionais para novas intervenções e projetos de maior envergadura”, ressalta o secretário.

WhatsApp Image 2024-07-17 at 11.41.37.jpeg

Os projetos, ainda em fase de planejamento, serão executados numa parceria entre o Fundo Brasileiro da Biodiversidade – FUNBIO e MCTI, que são as agências co-executoras, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA assume o papel de agência implementadora desse investimento.

“Um dos componentes do CITinova visa implementar projetos-piloto que demonstrem a outras cidades brasileiras a viabilidade social, econômica e ambiental de soluções urbanas sustentáveis integradas”, conta a coordenadora técnica do Projeto na RIDE Grande Teresina, arquiteta e urbanista, Luciene Cardoso.

Também estiveram presentes na reunião os diretores da Secretaria de Defesa Civil de Prevenção e Mitigação, Werton Costa; de Recursos Hídricos, Francisco Carvalho;  de Gestão, Norma Nogueira; e de Resposta, José Inácio.