Defesa Civil participa de reunião de planejamento do Prepara Prefeitos

Diretores da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), participaram, na última terça-feira (23), de uma reunião de alinhamento para o evento Prepara Prefeitos, que contou com a participação de representantes de diversas categorias, realizado na sede da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan).

O Prepara Prefeitos tem como objetivo colocar o Estado como agente principal que oferta a carteira de serviços que podem contribuir com uma boa gestão nos municípios no quadriênio 2025-2028. O Piauí deverá ser o primeiro Estado a realizar a ação, que acontece por iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

No evento, que deverá ocorrer em meados de novembro, os novos gestores municipais eleitos e reeleitos terão acesso a apresentações de carteiras de serviços do Estado nas áreas da saúde, educação, segurança, trânsito, primeira infância, tecnologia, saneamento, defesa civil e gestão.

De acordo com o Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o encontro intersetorial é de enorme importância para o desenvolvimento da administração pública estadual e municipal.

“Trata-se da maior iniciativa desenvolvida no âmbito do Estado para compartilhar com as futuras gestões municipais todas as cartelas de projetos e programas desenvolvidos pela administração pública estadual. A Defesa Civil vai contribuir, naturalmente, compartilhando com os nossos futuros gestores todo o modelo de gestão de riscos e desastres, a acessibilidade à plataforma S2D e capacitando os nossos gestores para uma gestão mais eficiente, assertiva e humanizada”, explica o diretor.

Para o Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bandeira, a ideia do evento é poder reunir todos os prefeitos eleitos e reeleitos do Estado em um encontro de dois dias.

“Metade da programação é relativa às ações do governo piauiense e a outra metade é relativa ao governo federal. Mesmo que os prefeitos não tenham sido empossados, nosso objetivo é apresentar a esses gestores os principais programas do Estado e da União”, ressalta o secretário.

Segundo a Superintendente de Monitoramento Estratégico (Sume) da Seplan, Gabriela Celso, o objetivo do evento é que ações cheguem a todo o Piauí e que o Estado tenha a contrapartida dos municípios no desenvolvimento e execução destes.

“No caso da Defesa Civil, nós temos três planos em execução: O Plano de Defesa Civil, o Plano de Combate à Incêndios e o Plano de Gestão de Barragens. Esses três planos vão resumir ou reunir diversas ações da Defesa Civil que podem ser trabalhadas de forma integral com os municípios. O nós queremos é que essas ações cheguem lá e que tenhamos a contrapartida dos municípios no desenvolvimento e na execução deles”, afirma a superintendente.