A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio do secretário da pasta, Nerinho, assinou na última sexta-feira (09), um termo de cooperação em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que visa realizar ações de conscientização e capacitação de populações ribeirinhas em território piauiense para monitoramento de situações de risco e proteção civil.
O termo de cooperação é um projeto inovador que envolve várias inovações tecnológicas, com a utilização de equipamentos como drones, GPS e pluviômetros para que a comunidade capacitada possa registrar os dados locais e, dessa forma, vai enviar, informar para os setores de segurança do estado, Centro de Monitoramento e Alertas Desastres Naturais Nacional (CEMADEM).
Para o Secretário de Estado da Defesa Civil, Nerinho, a assinatura do termo é um momento muito importante para o estado do Piauí e que deve ser bastante celebrado.
“A ideia é levar para mais comunidades esse projeto e destacar a importância de empoderar a população ribeirinha para saber gerenciar os riscos, desastres e estar preparado para essas mudanças climáticas intensas que estão correndo”, afirma o secretário.
De acordo com o Superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Marcelo
Castro Filho, esta parceria entre Codevasf e Defesa Civil é a primeira dentro muitas que serão desenvolvidas entre os órgãos.
“A Codevasf tem parceria com a Defesa Civil, um órgão muito importante que realiza o trabalho essencial de prevenção com as comunidades ribeirinhas e em situação de risco. Esse termo é um grande avanço nessa parceria, trabalhando no território piauiense”, ressalta o superintendente.