A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), por meio de representantes da diretoria de prevenção e mitigação, participaram nesta terça-feira (10), juntamente à Superintendente da Secretaria de Estado da Educação, Viviane Carvalhedo, de uma visita ao Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Governador Freitas Neto, localizado no bairro Piçarreira, para promover as ações e projetos do Programa Defesa Civil nas Escolas.
No CETI Governador Freitas Neto, a iniciativa da Sedec será contemplada para as turmas do 1º ano do Ensino Médio, com entrega de itens e materiais do projeto, como sacochilas, cadernos, canetas, bottons e coletes personalizados da Defesa Civil nas Escolas.
O Programa Defesa Civil nas Escolas tem como proposta difundir conteúdos de gestão de riscos de forma transversal nas disciplinas de ciências humanas e da natureza no ensino fundamental, além de promover ações que ampliem a resiliência de comunidades, estudantes e da população frente à ocorrência de eventos adversos.
Para a Gerente de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Valdite Leão, o programa traz uma mudança na cultura de prevenção onde, a partir de agora, os alunos, futuros adultos, serão os multiplicadores e os protagonistas.
“Vamos capacitar professores e alunos em temáticas de proteção e defesa civil, em gestão de riscos, gestão de desastres, começando com alunos do primeiro ano do ensino médio. Esse projeto vem para fortalecer as ações de prevenção e tornar os estudantes em multiplicadores de boas práticas. A partir de agora, com esse núcleo dentro da escola, eles vão ser os parceiros da Defesa Civil, onde vamos unir esforços para proteger não só a comunidade escolar, mas toda a população do Piauí”, destaca a gerente.
Segundo a Superintendente da Seduc, Viviane Carvalhedo, é perceptível o entusiasmo dos alunos com o programa dentro da escola.
“Mais uma unidade contemplada com um Programa Defesa Civil nas Escolas, a percepção de risco aumentando, os alunos percebendo a importância que têm nesse cenário de área de risco, observando o entorno das suas unidades educacionais, promovendo um grande movimento de proteção à escola e à sua comunidade. Então, para além de ter estudantes muito mais resilientes, a gente traz isso para dentro do chão da sala de aula para que os professores possam fazer a gestão e a Sedec entra junto com a gente nessa pedagogia tão importante que é tornar estudantes muito mais ativos nesse cenário”, ressalta a superintendente.
De acordo com a professora Mairana Sousa, responsável pelas turmas de ensino médio participantes do projeto, o programa é inovador e possui boas propostas para a comunidade escolar.