A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), visitou e implementou, nesta terça-feira (1), o Programa Defesa Civil na Escola, em mais duas instituições estaduais, o CETI Marcos Parente, em Picos, e CETI Jacob Demes, em Floriano. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Defesa Civil do Piauí, Secretaria da Educação (Seduc) e Corpo de Bombeiros, e promove atividades educativas e pedagógicas relacionadas à proteção e Defesa Civil, com foco na formação de uma comunidade escolar mais preparada e resiliente.
Segundo a Coordenadora do DCNE, Valdite Leão, o programa tem como objetivo principal desenvolver uma consciência coletiva e práticas preventivas no campo da gestão de riscos e desastres, tanto entre os estudantes quanto com familiares e a comunidade em geral. “Fomos muito bem recebidos, a comunidade escolar ficou bastante empolgada e motivada para participar das ações do programa. O DCNE capacita alunos e professores para saber como, agir, trabalhar a percepção de risco em sua casa, comunidade, e se tornarem cidadãos mais resilientes e preparados”, diz.
A representante da Seduc, Mazé Mendes, fala do entusiasmo com a implementação do projeto. “O sentimento é de muita gratidão. A gente percebe a abertura dos nossos gestores, dos professores que estão envolvidos, porém mais do que isso, dos nossos estudantes, porque eles são os protagonistas do processo e a gente percebe que a partir da apresentação do projeto eles saem mais inquietos, mais curiosos, entendendo o papel que vai ser deles nesse caminhar do projeto”, conta.
Mateus Silva, estudante do 6º ano do ensino fundamental do Ceti Jacob Demes agradeceu a formação. “Foi importante para que a gente conheça melhor como se proteger em situações de risco. Aprendemos coisas que a gente nem sabia que existiam. Agora eu sinto que posso ajudar minha comunidade escolar”, afirmou o aluno.
O programa já está sendo implementado em escolas-piloto nas cidades de Teresina, Esperantina, Parnaíba, Picos e Floriano. A próxima escola a receber as aulas será a Unidade Escolar Petrônio Portela, em Esperantina. Na terceira fase do projeto, serão implantados os Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (NEPDECS), que darão continuidade às ações de prevenção e proteção nas comunidades escolares.