A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (3), o Programa Defesa Civil nas Escolas, no Ceti Dr. Agnelo Pereira da Silva, no bairro Dirceu, em Teresina.
O projeto tem o intuito de difundir conteúdos de gestão e percepção de riscos de forma transversal nas disciplinas de ciências humanas e da natureza, promovendo ações que ampliem a resiliência de comunidades escolares frente à ocorrência de eventos adversos.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o programa vem estabelecendo uma relação muito importante com as escolas da rede básica na capital e no interior, consolidando a cultura de prevenção. “A grande filosofia de um programa como esse, que tem como referência países como o Japão, os Estados Unidos, e aqui no Brasil, Santa Catarina e São Paulo, é que o conhecimento é construído pelos professores e alunos dentro da escola em relação aos riscos, as ameaças, as vulnerabilidades. E esse conhecimento perpassa os muros da escola e lapidar as condutas das pessoas, buscando sempre a preservação da vida, o autocuidado e o sentimento de proteção comunitária, disse.
A diretora do Ceti, Socorro Abreu, ressaltou a alegria de estar entre as escolas-piloto escolhidas para o programa da Defesa Civil. “Estamos felizes e encantados com o projeto, pois já trabalhamos muitas das temáticas do programa aqui mesmo na escola, no nosso dia a dia com os estudantes, e entendemos a importância da Defesa Civil na Escola”, comemorou.
O programa está sendo implementado nas cidades de Teresina, Esperantina, Parnaíba, Picos e Floriano. A próxima escola a receber o projeto será a Unidade Escolar Petrônio Portela, em Esperantina. Na terceira fase do programa, serão implantados os Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (NEPDECS), que darão continuidade às ações de prevenção e proteção nas comunidades escolares.
Compartilhar: