Defesa Civil do Piauí é finalista na campanha promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento

A  Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) participou da 8ª Campanha “#AprenderParaPrevenir”, realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden Educação – CEdu) e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. De 101 experiências inscritas na campanha, o programa “Defesa Civil na Escola” se consagrou entre as três finalistas da campanha. O vencedor foi o projeto Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC Mulheres), da Secretaria de Defesa Civil do Recife.

O tema da Campanha de 2024 foi “Com-Ciência de Riscos: saber que transforma”, que sugere aprendizagens significativas para a prevenção de riscos de desastres. A Campanha promove diálogos e ações locais que transformam o conhecimento em prevenção de riscos de desastres, com a participação de escolas e outras instituições, unindo ciência e saberes para enfrentamento de eventos extremos.
 

WhatsApp Image 2024-12-11 at 10.27.29 (1).jpeg

Segundo a coordenadora do Projeto, Valdite Leão, trata-se de um feito inédito e histórico para a Defesa Civil do Piauí, um reconhecimento nacional que reforça o compromisso com a prevenção e a gestão de riscos e desastres. “Mais do que isso, nos enche de confiança de que 2025 será marcado por novas conquistas e vitórias, impulsionadas pela dedicação e excelência das ações desenvolvidas. O Piauí segue demonstrando que investir em estratégias preventivas e inovadoras gera impactos positivos e transforma realidades”, conta.

Foram inscritas 101 iniciativas com a participação de 81 instituições de todas as regiões do Brasil. Participaram 40 escolas, 8 defesas civis, 17 universidades e 16 instituições de movimentos sociais, onde, na categoria Defesa Civil, o estado do Piauí ficou como entre as três finalistas, com a experiência exitosa do Programa Defesa Civil nas escolas.

Já na categoria Escolas, a Escola Estadual Solange Viana, localizada no bairro Promorar, em Teresina, ficou entre as seis finalistas, com o Projeto PLUVIPET.
 

WhatsApp Image 2024-12-11 at 10.45.24.jpeg

“Concorremos com estados que já são potências, que trabalham com essa expertise na questão de prevenção e com experiências exitosas, como Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Então, é um momento muito importante para o Piauí, pois nos coloca em destaque no cenário nacional”, comemora Valdite.

Além da certificação, a Defesa Civil, como finalista, irá receber uma mini estação metereológica, kits educativos, vários jogos educativos, livros, publicações, cartilhas, todos relacionados à prevenção de riscos, desastres e sobre o clima.

O Programa Defesa Civil na Escola surgiu com a necessidade de preparar as comunidades para enfrentar os desafios causados por eventos climáticos extremos e urgentes, especialmente em estados como o Piauí, que lida regularmente com adversidades como secas prolongadas, queimadas e alagamentos.
 

WhatsApp Image 2024-12-11 at 10.43.19.jpeg

Em 2024, foram mais de 400 alunos de 15 instituições de ensino impactados diretamente com o programa. Além disso, 38 professores tiveram formação e certificação dentro do programa.

A aluna do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral Marcos Parente, em Picos, Maria Clara, destacou a importância do programa para sua educação acadêmica e social. “O programa nos ensinou a agir em situações de risco. Aprendemos sobre segurança no trânsito, sobre primeiros socorros e até mesmo como manusear e diferenciar os tipos de extintores”, relatou.

O secretário da Defesa Civil, Nerinho, destacou que o programa é um avanço na educação preventiva e que os seus frutos serão colhidos não somente no presente, mas também, no futuro. “É um trabalho feito pensando na educação e prevenção. Feito não apenas para os alunos, mas também para atender a toda a comunidade e, assim, garantir um futuro mais seguro”, destacou. 
 

WhatsApp Image 2024-12-11 at 10.42.56.jpeg
 

Leia Também