A segunda etapa do Capacita+, programa promovido pela Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec), começou nesta terça-feira (22), no município de Picos. A iniciativa tem como objetivo capacitar gestores, secretários e técnicos municipais para atuação qualificada na Operação Carro-Pipa, que garante o abastecimento emergencial de água em áreas atingidas pela seca.
O evento ocorreu em um laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e reuniu dezenas de representantes de prefeituras da região. As atividades foram conduzidas por Jorimar Gomes, da Defesa Civil do Rio Grande de Norte, especialista em gestão de riscos e referência nacional na área, que abordou temas como elaboração de decretos de emergência, uso correto do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e organização de respostas rápidas diante dos impactos da estiagem.
A capacitação também contou com a participação especial do Coordenador de Reconhecimento Federal da Defesa Civil Nacional, Frederico Santana, que deu contribuições essenciais sobre o uso do Sistema S2iD.
“Esse projeto é pioneiro! A Defesa Civil do Piauí está de parabéns. Aqui, os gestores aprenderam não apenas a pedir recursos, mas também como usá-los e justificá-los. Focamos em seca, pois é o que está agravante no momento, mas essa capacitação serve para todos os tipos de desastres”, afirmou Jorimar.
De acordo com a diretora de Resposta da Sedec, Yvana Dantas, o Capacita+ busca levar conhecimento técnico diretamente aos municípios mais afetados pela falta de chuvas. “Precisamos fortalecer as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e garantir que os gestores saibam como acessar os programas de apoio do Governo Federal. O correto uso do S2ID é fundamental para inclusão na Operação Carro-Pipa e para acelerar as ações de resposta”, pontuou.
Durante o evento, também foram discutidas boas práticas de articulação entre as esferas estadual e municipal, além da importância da documentação técnica no reconhecimento de situação de emergência.
Capacita+ segue por mais três municípios até o fim de julho
Após a realização em Picos, o Capacita+ seguirá por outros três municípios do Piauí com a mesma proposta de qualificação técnica voltada para o enfrentamento da seca e o fortalecimento da rede de Proteção e Defesa Civil.
Confira a programação:
. Floriano – 24 de julho (quinta-feira)
. Das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h
. São João do Piauí – 26 de julho (sábado)
. Das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h
. Bom Jesus – 28 de julho (segunda)
. Das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Mais de 80 representantes municipais são esperados ao longo da programação. A ação é estratégica para melhorar o tempo de resposta do Estado e municípios diante da estiagem prolongada que atinge mais de 120 cidades piauienses.