A Secretaria de Estado da Defesa Civil recebeu, nessa quarta-feira (10), na sede do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegrid), a visita de oficiais do 25º Batalhão de Caçadores (25 BC), unidade do Exército Brasileiro sediada em Teresina. A agenda integra um movimento protocolar de aproximação entre as instituições, com foco no planejamento do próximo período chuvoso.
Durante o encontro, o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, destacou a importância estratégica do Exército nas ações de proteção e resposta no Piauí. “A corporação é oficialmente reconhecida como força amiga nos processos de contingência, atuando de maneira direta em situações de desastres, seja na logística humanitária, resgate de pessoas ou proteção de comunidades impactadas”, ressalta o Werton Costa.
A visita também permitiu a apresentação das novas ferramentas disponibilizadas pela Defesa Civil, como a Sala de Monitoramento, sistemas de alerta e tecnologias de identificação e mapeamento de risco. A integração dessas ferramentas fortalece igualmente a atuação do Exército, que passa a ter acesso aos mesmos recursos utilizados pela defesa civil estadual para aprimorar suas ações em cenários emergenciais.

O encontro reforça a importância da cooperação entre instituições civis e militares em um contexto no qual os eventos climáticos extremos exigem preparo, alinhamento e resposta rápida de todos os entes envolvidos. “A realidade atual impõe que todos, civis e militares estejam preparados para proteger cidadãos brasileiros. Não seria diferente com o Exército, representado pelo Batalhão de Caçadores e pelo Batalhão de Engenharia e Construção. Essa aproximação fortalece nossa capacidade conjunta de atuação”, destacou o diretor.
