Defesa Civil e Idepi discutem fortalecimento da política de segurança de barragens no Piauí

A Defesa Civil do Estado do Piauí recebeu, nesta quarta-feira (11), representantes do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), para uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento da política estadual de segurança de barragens. O encontro marca mais um passo na preparação para o período chuvoso, quando os reservatórios do Estado registram aumento significativo de volume de água.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, a integração entre os órgãos é fundamental para garantir a segurança das populações que vivem próximas a barragens. “A Defesa Civil tem se empenhado para que o arranjo triangular, formado pelos órgãos empreendedores, fiscalizadores e a própria Defesa Civil, funcione de maneira harmônica. Nosso objetivo é cumprir a legislação federal e assegurar a proteção das comunidades piauienses,” destacou.

Werton reforçou ainda que um dos pontos mais sensíveis da pauta é o monitoramento contínuo das estruturas. “Para que os municípios possam elaborar ou atualizar seus Planos de Contingência, a Defesa Civil necessita de dados técnicos precisos, fornecidos pelos empreendedores responsáveis pela gestão das barragens e pelos órgãos fiscalizadores no Piauí. E é com essas informações, que a Defesa Civil Estadual produz instruções e orientações que permitem aos municípios desenvolver estratégias protetivas, especialmente nas áreas de prevenção e pronta resposta,” explicou o diretor.

 

Leia Também