Sedec realiza seminário com a participação do secretário Nacional da Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) realizou, na última quinta-feira (6), o I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí. O evento teve o objetivo de promover a conscientização sobre prevenção de desastres naturais e discutir políticas e práticas relacionadas à proteção e defesa civil.

Foram diversas palestras, mesas-redondas e oficinas, discutindo temas relacionados a gerenciamento de riscos, monitoramento, alerta precoce, resposta à emergência, além de outras pautas.

O evento contou com o depoimento em vídeo do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, que comentou sobre a importância do Seminário. “Gostaria de enaltecer a iniciativa da Defesa Civil do Piauí de colocar em pauta e provocar essas importantes discussões acerca das mudanças climáticas e adaptações aos novos tempos. Afinal, as evidências estão aí, não restam dúvidas sobre as mudanças climáticas que estamos vivendo. Então precisamos compreender com mais profundidade a frequência e intensidade que esses eventos vão ocorrer no nosso planeta”, conta o secretário.

De acordo com a secretária de Estado da Defesa Civil do Piauí, Norma Sueli, o evento cumpriu sua missão de discutir a implementação de políticas voltadas à defesa civil e monitoramento das áreas de risco. “A Defesa Civil tem o objetivo de estimular a formulação de propostas e soluções para os desafios enfrentados, bem como capacitar e informar os municípios para atuarem de forma mais integrada e coordenada em caso de desastres naturais”, afirma a gestora.

Além disso, o Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí também foi uma oportunidade de compartilhar a construção do Plano Estadual de Defesa Civil, marco normativo da política de proteção civil no Piauí, que está sendo elaborado de forma integrada com movimentos sociais, comunidade acadêmica e municípios.