Defesa Civil realiza Encontro de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil no Território da Serra da Capivara

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) realizou, nessa quarta-feira (19), em São Raimundo Nonato, o I Encontro de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) no Território da Serra da Capivara. O objetivo é fortalecer toda a rede de proteção civil nos territórios do Piauí.

O evento ocorreu na Câmara Municipal e mobilizou gestores e lideranças municipais, democratizando e atuando de forma participativa no enfrentamento à estiagem, aprimorando e adaptando as ferramentas de gestão de riscos e desastres para as especificidades locais.

Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o órgão segue cumprindo o compromisso de fortalecer a rede de proteção civil do estado. “Para tanto, estamos com nossos técnicos fortalecendo esse elo, trabalhando o aspecto formativo de como criar e estruturar uma Comdec, e mais do que isso, diante da estiagem que enfrentamos, fortalecer o trabalho preventivo no combate às queimadas e incêndios florestais”, conta o gestor.

Para o chefe do Núcleo de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Piauí, Kleber Soares, o encontro foi oportuno para o dialogo acerca da a implantação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e a criação das brigadas de combate a incêndios florestais. “Pudemos reunir todos os gestores municipais da região da Serra da Capivara para que possam compreender a necessidade das Comdecs em seus municípios, ainda mais nesse período de estiagem, onde a ocorrência de incêndios florestais na região é muito grande em decorrência do El Nino”, ressalta o militar.

O coordenador Municipal de Defesa Civil de São Raimundo Nonato, José Martins, explica que o evento tem o intuito de agregar informações para a atuação no município. “O território da Serra da Capivara é composto por 18 municípios, então, com todas as mudanças climáticas e os riscos de queimadas ocorrendo, se faz necessário uma maior organização das Comdecs”, diz o gestor.

Já para o coordenador Municipal de Defesa Civil do município de Várzea Branca, Gustavo Fernandes, o foco é na capacitação dos municípios frente ao período seco. “Estive presente no I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí e foi um dia de aprendizagem e agregou muitos conhecimentos. Esse encontro foi essencial para que os gestores dos municípios se capacitem e tomem atitudes para ajudar a população”, diz o gestor.