Governo promove Encontro de Coordenadorias Municipais da Defesa Civil em Paulistana

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), estiveram nesta sexta-feira (21), no território do Vale do Itaim, município de Paulistana, promovendo o I Encontro de Coordenadorias Municipais da Defesa Civil (Comdecs) da região. O evento ocorreu na Câmara Municipal e contou com a participação dos municípios de Curral Novo, Paulistana, Acauã, Marcolândia e Patos.

O encontro mobilizou gestores e lideranças municipais, atuando de forma participativa, para fortalecer a rede proteção civil, discutir o Plano Estadual de Defesa Civil e tratar sobre temáticas que são típicas da faixa do semiárido, como o Plano de Prevenção à Estiagem e de Combate a Queimadas e Incêndios Florestais.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, conta que muitos encaminhamentos foram realizados. “Estivemos reunidos com todos os territórios do Vale do Itaim para uma reunião que envolveu vários municípios a fim de discutir o fortalecimento e ampliação da rede de proteção civil, bem como a criação de novas Comdecs. Outra pauta debatida foi a segurança das barragens na faixa do semiárido, a política de segurança hídrica na estiagem, com os carros-pipas, e ações de combate a incêndio florestais. Já agendamos outras visitas técnicas ao município, principalmente para verificar o entorno de barragens onde residem indígenas”, ressaltou Werton.

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Paulistana, Roberta Kelly, a integração entre os municípios é essencial. “A consciência e o contato direto que a Defesa Civil tem levado aos municípios é muito importante. Seguimos contando com as orientações da Sedec, e já recebemos a oficialização do recebimento de um carro-pipa para atender o nosso município neste período de risco de queimadas. Então é uma parceria que só tem a crescer cada vez mais”, finalizou a secretária.