Defesa Civil participa de reunião com governador para debater o cenário climático do Piauí

A secretária da Defesa Civil do Piauí, Norma Sueli, e o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, participaram, nesta última segunda-feira (28), de uma reunião com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e as equipes da Semarh, Segurança Pública, Secretaria de Planejamento e Corpo de Bombeiros, para debater o cenário climático do estado, estabelecendo metas e ações que visam combater o incêndios e a falta de abastecimento de água.

Segundo o governador do estado, Rafael Fonteles, a reunião serviu para debater sobre as altas temperaturas e os riscos causados por ela. “Encerrando aqui uma reunião importante com vários secretários, Defesa Civil, Semarh e exército para debater um tema muito relevante para o Piauí e o Brasil nesse momento. O aumento das temperaturas que acaba elevando o risco de queimadas e também de desabastecimento de água, isso tem muito a ver com o fenômeno do El Niño. Portanto, estamos tomando medidas importantes para garantir o abastecimento de água em vários municípios e garantido o combate aos incêndios”, explicou o governador.

De acordo com a secretária da Defesa Civil, Norma Sueli, durante o encontro, foi enfatizada a política de combate às queimadas e incêndios florestais “Devemos pensá-la de forma sistêmica, integrada, contemplando as demais secretarias de estado, como, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, punindo os eventuais abusos e condutas delitivas em torno de incêndios criminosos”, ressaltou.

Para o diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa, a reunião foi essencial para a discussão de pautas relacionadas ao combate às queimadas e incêndios florestais. “O governador estabeleceu prioridade total para a política de assistência de municípios atingidos pelo avanço da estiagem e sua transformação no quadro de seca, de mesma forma que o atualizamos sobre o andamento do protocolo de cadastramento e fornecimento de água via carro pipa para os municípios já elencados na recente nota técnica da Semarh, baseada nos dados do monitor de secas do Brasil”, afirmou o diretor.

O governador determinou ao secretário de segurança, Chico Lucas, a abertura de inquéritos para apuração das causas de todos esses incêndios, especialmente no cerrado piauiense, com o objetivo de evitar que aconteçam novamente incêndios criminosos no estado do Piauí.