Defesa Civil do Piauí participa de Workshop em Recife para a construção do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Representantes da Defesa Civil do Estado do Piauí estão na cidade de Recife, Pernambuco, participando do segundo Workshop em prol da construção do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O Workshop, que termina nesta sexta-feira (22)tem como objetivo promover o engajamento de representantes dos segmentos estratégicos, com ênfase nos cinco eixos fundamentais da gestão de riscos e desastres: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o evento é um marco importante para a integração e aprimoramento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

“Estamos participando da construção técnica e coletiva do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, uma iniciativa da Defesa Civil Nacional com as Defesas Civis do Nordeste, no sentido de constituir as propostas que vão compor o novo marco regulador da proteção civil no Brasil. Estão sendo elencados algumas linhas mestras ou eixos de trabalho, como a capacitação e profissionalização da Defesa Civil, o sistema de monitoramento de riscos, a participação e envolvimento da comunidade, bem como programas voltados para a educação e reeducação de riscos”, conta.

WhatsApp Image 2023-09-22 at 09.31.52.jpeg

A gerente de Prevenção e Mitigação da Sedec, Indira Bezerra, ressalta a importância da participação coletiva na construção do plano. “Esse processo tem como finalidade discutir as diretrizes, objetivos, metas, indicadores  e resultados esperados para o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”, diz.

Além da Secretaria da Defesa Civil do Piauí, também estiveram presentes representantes da Defesa Civil dos municípios de São Raimundo Nonato, Picos e do Corpo de Bombeiros do Piauí.