Sedec e Idepi alinham ações de segurança das barragens no estado

Equipes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) reuniram-se com o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Felipe Eulálio, para tratar sobre ações de políticas de segurança de barragens no estado. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (23), na sede do Idepi, em Teresina.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a Defesa Civil atua essencialmente na prevenção, enquanto o Idepi, na gestão dos recursos hídricos e na construção do sistema de reservação. “Esse alinhamento é necessário para a unificação dessa política de prevenção, principalmente nas maiores barragens, aquelas que estão encravadas nas áreas urbanas densamente povoadas”, conta.

Para o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, a reunião serviu para alinhar ações. “Estivemos reunidos com a equipe da Sedec para tratarmos de ações acerca da segurança das barragens piauienses. Na oportunidade, reforçamos a importância de realizar um trabalho de forma integrada e eficiente unindo conhecimento, experiência e recursos. Sabemos que as barragens desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento do nosso estado, precisando, assim, garantir que estas sejam operadas com os mais altos padrões de segurança”, ressaltou o diretor.

O diretor de Recursos Hídricos da Sedec, Francisco Carvalho, reforçou que o período chuvoso se aproxima e ações emergenciais precisam ser trabalhadas. “Está se aproximando o período do inverno e nós estamos realizando um trabalho de conversação e entendimento com os órgãos responsáveis pelas barragens no Piauí, como Sedec, Semarh e Idep, para algumas ações emergenciais e de prevenção. Isso é um trabalho de todas as Secretarias que estão na linha de conduta solicitada pelo Governo Estadual”, explicou Carvalho.

O diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar, informou que já realizou as visitas de inspeção regular nas 15 barragens que estão sob sua responsabilidade, e que deve visitar novamente essas barragens antes do período de chuvas, e posteriormente emitirá um Relatório Anual de inspeção das barragens em 2023.

 

Leia Também