Esperantina sedia Encontro Regional de Proteção e Defesa Civil do Território dos Cocais

O evento mobilizou gestores e representantes da Defesa Civil dos municípios de Luzilândia, Esperantina, Barras, Morro do Chapéu e Porto.

A Secretaria de Defesa Civil realizou, nesta sexta-feira (27), em parceria com a Prefeitura de Esperantina, o I Encontro Regional de Proteção e Defesa Civil do Território dos Cocais. O evento ocorreu na Câmara Municipal e mobilizou gestores e representantes da Defesa Civil dos municípios de Luzilândia, Esperantina, Barras, Morro do Chapéu e Porto.

Entre as temáticas abordadas estão o Plano Estadual de Defesa Civil, Fortalecimento das Comdecs, Gestão de Riscos, Grupos Comunitários e Sistema de Monitoramento e Alerta.

encontro defesa civil 7.jpg

Segundo a gerente de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Indira Bezerra, que ministrou a palestra intitulada “O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil e o Fortalecimento das Comdecs”, o encontro desempenhou um papel crucial na consolidação da cultura de prevenção promovida pela Defesa Civil, contribuindo para fortalecer a cooperação entre as Comdecs e o Território dos Cocais.

“O encontro presencial demonstrou sua relevância, pois proporcionou aos coordenadores municipais um ambiente acolhedor e seguro para suas atividades, reforçando a confiança na parceria com a Defesa Civil Estadual. Mantemos um compromisso firme com a atuação proativa e a presença constante, trabalhando na construção de municípios e de um estado mais resiliente na gestão de riscos e desastres”, ressaltou a gerente.

O secretário de Assistência Social de Esperantina, Walter Santos, conta que o encontro veio para fortalecer a proteção civil no município. “Gostaria de agradecer a Defesa Civil do Estado, por realizar esse encontro na cidade de Esperantina, pois é  um evento de grande relevância, com o objetivo de conscientizar e orientar a população e os órgãos municipais, sobre como agir em situações adversas, como enchentes, queimadas e outros. No nosso município , no período do inverno, passamos por situações difíceis com as enchentes, e esse encontro foi oportuno para direcionar sobre como agir em eventos climáticos e fortalecer cada vez mais a proteção civil em nosso município”, ressaltou o secretário.

encontro defesa civil 4.jpg