Defesa Civil realiza entrega de filtros de barro em comunidade no munícipio de Monsenhor Gil

Uma equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) participou da entrega de cerca de 80 filtros de barro juntamente ao projeto Ação de Distribuição de Filtros (ADFI), nesta quinta-feira (26).  O objetivo é facilitar o acesso à água potável para dezenas de famílias da comunidade Monte Alegre, localizada no município de Monsenhor Gil.

Segundo o Coordenador de Resposta do Núcleo de Serviço Social da Defesa Civil Estadual, Fernando Rêgo, o projeto tem a finalidade de facilitar o acesso à água potável para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A Ação Social, denominada ADFI, visa melhorar a qualidade de vida das famílias por meio do tratamento da água com os filtros de barro, tendo em vista que grande parte dos municípios não possuem tratamento de água adequado para consumo humano. O filtro de barro é considerado o mais eficiente do mundo, tendo em vista que os outros tipos de filtros não impedem tão bem a passagem de substâncias perigosas”, ressalta o coordenador.

De acordo com a vereadora Eliane Moura, presidente da Câmara de Monsenhor Gil, a ADFI beneficiou dezenas de famílias na comunidade Monte Alegre. “Vamos seguir trabalhando para que, além dos filtros, os moradores tenham acesso à água potável, uma situação muito reclamada pela população. Registro a minha gratidão ao secretário de Defesa Civil, Nerinho, pela sensibilidade em atender o nosso pedido”, afirma a vereadora.

Os municípios de Bonfim do Piauí, Francisco Santos, Dom Inocêncio, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde e Jurema foram algumas das cidades contempladas com a entrega dos filtros de barro para a população ao longo deste ano. A Defesa Civil está trabalhando para atender às novas demandas das comunidades que realizaram a solicitação dos filtros de barro para as suas localidades.