Defesa Civil do Piauí participa do 2º Encontro do Conselho Nacional de Gestores em Brasília

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), representada pelos diretores de Prevenção e Mitigação, Werton Costa e de Gestão, Norma Sueli, participaram do 2º Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), realizado em Brasília, entre os dias 8 e 9 de novembro. O evento reuniu representantes de todo o país em busca de soluções para fortalecer a proteção e defesa civil no Brasil.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o Congepdec é um evento de extrema importância, pois oferece uma plataforma para que representantes de todos os estados do Brasil compartilhem experiências. “Além dessa troca de experiências e estratégias bem-sucedidas, promove a colaboração e a cooperação na área de proteção e defesa civil. O momento também foi oportuno para discutir questões legais relacionadas à gestão de riscos e desastres, garantindo que o país esteja preparado para enfrentar os desafios que possam surgir”, ressaltou Werton.

defesa civil 1.jpg

O encontro teve como foco a construção do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil (PNPDC), com entrega prevista para o início de 2024, cujo objetivo é estabelecer diretrizes, estratégias e metas para a gestão de riscos e desastres no país.

Além do PNPDC, foi debatido o aperfeiçoamento do Sistema de Alerta de Desastres Cell Broadcast (CB), que tem o objetivo de alertar cidadãos em localidades de risco sobre eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo, complementando e auxiliando as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais. O conteúdo dos alertas será de responsabilidade dos órgãos públicos.

O Congepdec contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) Waldez Góes, do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e gestores estaduais de Defesa Civil do Brasil.

defesa civil 2.jpg