Parceria entre Defesa Civil e Educação amplia Programa Defesa Civil na Escola

Nesta terça-feira (14), a equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), através da equipe de Prevenção, se reuniu com a superintendente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo, e com a assessora de Regime de Colaboração, Gabriela Oliveira. O encontro teve o objetivo de firmar parceria entre os órgãos a fim de que o programa Defesa Civil na Escola inclua novas unidades estaduais de ensino e seja ampliado para estudantes do ensino médio e da primeira infância.

Segundo Valdite Leão, coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola, o projeto está na fase da pilotagem, com professores já capacitados para atuarem nas escolas. “Os professores já foram capacitados através da nossa plataforma e agora estamos na segunda fase, que é a capacitação dos alunos. Já distribuímos kits educativos nas três escolas em que o projeto está em andamento e observamos o envolvimento de todos nas atividades e dinâmicas”, conta.

IMG_9355.JPG

A parceria com a Seduc faz parte da segunda fase do projeto, onde cinco escolas estaduais de diferentes municípios do estado irão aderir ao programa. “A parceria está firmada. Já disponibilizamos à Seduc a nossa plataforma para a capacitação dos professores durante os meses de maio e junho. Em agosto, faremos a culminância, bem como lançaremos o projeto no Karnak”, acrescenta Valdite Leão.

Atualmente, o programa Defesa Civil na Escola trabalha com estudantes do 7° ano do ensino fundamental. A nova metodologia irá abranger alunos do primeiro ano do ensino médio e o público infantil, em uma parceria com o programa Pacto pelas Crianças do Piauí.

IMG_9360.JPG

A superintendente da Seduc, Viviane Carvalhedo, conta que a parceria da Educação no projeto só irá agregar ao programa. “A ideia é trabalharmos todas as temáticas e competências abordadas na formação dos professores para que eles entendam como evitar desastres e saibam lidar com situações como a que estamos vendo no Sul do país. Temos alta expectativa, e a intenção do governo do estado é ampliar para todos os estudantes e professores,” ressalta.

IMG_9362.JPG

Defesa Civil nas Escolas

O programa Defesa Civil nas Escolas visa promover ações que ampliem a resiliência de comunidades, estudantes e da população frente à ocorrência de eventos adversos. O objetivo é contribuir para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.