Defesa Civil discute Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas no Piauí

A equipe da Diretoria de Prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) se reuniu, nesta quinta-feira (23), com o deputado estadual Rubens Vieira,para dialogar sobre o Projeto de Lei Ordinária 91/24 que estabelece diretrizes para a elaboração do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e Enfrentamento de Catástrofes Ambientais no Piauí.

O projeto visa implementar medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico diante dos efeitos das chuvas, cheias e vazantes dos rios piauienses, bem como outros desastres ambientais, a exemplos de secas, deslizamentos, incêndios e ondas de calor.

WhatsApp Image 2024-05-23 at 12.17.02 (1).jpeg

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o intuito é alinhar ações municipais e estaduais para mitigar efeitos climáticos. “Esse projeto pretende fortalecer a administração pública e a sociedade piauiense diante de um cenário de mudanças climáticas. O plano de ação, proposto pelo deputado Rubens, vai reforçar o sistema de proteção e Defesa Civil, criando canais de comunicação efetivos com a sociedade, fazendo uma difusão da informação que empodera essas sociedade a partir de sistema de alerta mais efetivos para que a população piauiense possa estar preparada para o enfrentamento  de crises”, explicou Werton.

Para o deputado Rubens Vieira, o projeto visa fomentar a Gestão e Redução do Risco Climático, garantindo que as pessoas mais vulneráveis tenham acesso a suporte social e econômico diante dos efeitos climáticos. “Esse projeto é importante nesse momento e vai de encontro com o que estamos presenciando no Sul do país. Então, estamos criando um plano de elaboração de desastres ambientais, amadurecendo essa ideia para que possamos ter um projeto bem amplo no Piauí”, ressaltou o parlamentar.