Defesa Civil e Serviço Geológico do Brasil tratam sobre atualização da base de dados para gestão de riscos e desastres

Técnicos da diretoria de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec) estiveram, nessa terça-feira (11), na sede do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para tratar sobre estratégias que visam ao fortalecimento das ações de prevenção de riscos no estado do Piauí, principalmente no que tange às informações acerca do monitoramento dos riscos hidrológicos, geológicos e geomorfológicos.

Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a Defesa Civil é um órgão responsável pela articulação e execução da política pública da prevenção e mitigação e trabalha a partir de uma baliza técnica confiando nos dados da ciência.

“Estivemos na sede do Serviço Geológico do Brasil (SGB), dialogando sobre ações e estratégias para a prevenção de riscos no estado, pois eles têm expertise e vasta experiência acerca do monitoramento de riscos hidrológicos, geológicos e geomorfológicos. Para nós, é uma munição muito importante, para que a gente possa desenvolver os projetos, a intervenção, em cenários extremos”, ressalta o diretor.

WhatsApp Image 2024-06-11 at 13.04.48.jpeg

Werton Costa explica ainda que “o contexto em que vivemos é bastante desafiador para toda a gestão pública, para os agentes privados e para a sociedade com as mudanças climáticas. Então, quanto maior o número de informações qualificadas a Defesa Civil tiver, mais assertiva, humanizada e acolhedora será a tomada de decisão”.

WhatsApp Image 2024-06-11 at 13.04.45 (1).jpeg

“Estamos recebendo a Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí, para juntos tentarmos viabilizar um termo de cooperação técnica no qual a CPRM irá transmitir e repassar os seus estudos na área de recursos hídricos e, dessa forma, poder contribuir com a sociedade civil no salvaguardo de vidas. É uma ação conjunta que a instituição já vem desenvolvendo há muitos anos e que agora, em parceria com a Defesa Civil, estamos aptos em utilizar esses estudos em prol da sociedade”, destaca o chefe do Serviço Geológico do Brasil, Jean Nascimento.

WhatsApp Image 2024-06-11 at 13.04.46 (1).jpeg