Secretaria da Defesa Civil e Escola de Governo promovem curso de Gestão de Desastres

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com Secretaria de Administração-(SEAD), através da Escola de Governo e Escola de Defesa Civil de Pernambuco, promoveu, nesta quinta-feira (20), o curso de Gestão de Desastres para Coordenadorias Municipais de Defesa Civil do Piauí (Comdec).

O curso tem como proposta apresentar os principais conceitos sobre Gestão de Desastres e discutir as ações iniciais de resposta a um desastre, abrangendo a mobilização e o levantamento de danos e prejuízos. Também abordará a teoria e as práticas da etapa de resposta (ações de socorro, assistência e restabelecimento), da etapa de recuperação (obras de reconstrução e ações de recuperação do bem-estar social e econômico) e da decretação de SE/ECP e solicitação de recursos para uma situação de anormalidade, bem como a formalização das solicitações de recursos complementares.

WhatsApp Image 2024-06-20 at 12.48.43.jpeg

Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, esse curso é uma das ações estratégicas de prevenção em termos de Defesa Civil. “ Nosso foco é fortalecer as políticas públicas de proteção e defesa civil onde elas de fato acontecem, que é no município. Por isso, a Defesa Civil Estadual, em parceria com a Escola de Governo do Piauí, está aqui reunindo muitas coordenadorias municipais para fazer um treinamento muito importante, que é a gestão de riscos e desastres. O objetivo maior dessa capacitação é dotar as nossas coordenadorias municipais da expertise de registro de situações de desastre, haja vista que nós estamos combatendo a subnotificação do registro”, ressalta o diretor.

WhatsApp Image 2024-06-20 at 12.48.50.jpeg

O curso reuniu gestores e representantes da proteção e defesa civil dos municípios mais suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, enxurradas e inundações, visando priorizar as ações da União em gestão de risco e desastres naturais. Estiveram presentes no evento representantes dos municípios de Uruçuí, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Itainópolis, Teresina, Nossa Senhora do Nazaré, Piripiri, Murici dos Portelas, José de Freitas, Esperantina Batalha e Luís Correia.

WhatsApp Image 2024-06-20 at 12.48.49.jpeg

“Esse evento é de fundamental importância, pois nos auxilia muito, porque nós temos muitas dificuldades em alguns aspectos como, por exemplo, a questão relacionada aos desastres. Vai fortalecer e corroborar o nosso conhecimento para podermos aplicar se houver necessidade, principalmente na nossa região. Então esse curso só nos capacita mais ainda para atender a demanda da população caso haja necessidade”, conta o coordenador de Defesa Civil do município de Uruçuí, Francisco Nunes.

WhatsApp Image 2024-06-20 at 12.48.37.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-20 at 12.44.01 (1).jpeg