Defesa Civil alerta a população sobre os cuidados com o período de baixa umidade

O Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) alerta  a população sobre os cuidados com a baixa umidade relativa do ar, com base em informações emitidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta que aproximadamente 80% dos municípios do estado estão sob condição de alerta amarelo (perigo potencial) para essa condição.

De acordo com o Inmet, o fenômeno iniciou às 11h e a previsão é de que dure até 19h, desta terça-feira (16). Durante esse período, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, indicando ainda risco à saúde, além de incêndios florestais.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec e Meteorologista, Werton Costa, alerta para os perigos que a baixa umidade relativa do ar pode causar à população.

“A condição de ar mais seco, como sabemos, favorece a propagação de patógenos que alimentam síndromes gripais e respiratórias e doenças alérgicas. Recomendamos, neste período, não apenas em sintonia com o alerta que está vigendo, mas com os próximos alertas que se seguirão em diferentes padrões amarelo ou laranja, que a sociedade esteja bastante atenta, principalmente fazendo uso do recurso tradicional da hidratação moral. Ingerir água e líquidos é fundamental”, alerta o diretor Werton Costa.

Recomendações da Defesa Civil estadual em casos de baixa umidade e seca

Recomendações

• Beba bastante água, mesmo se estiver sem sede;
• Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
• Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele;
• Use umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama;
• Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico;
• Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Para respirar melhor

• Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de poeira, ácaros e fungos. Na hora da limpeza, prefira pano úmido à vassoura para não levantar pó;
• Evite ambientes onde há fumaça de cigarro;
• Não queime lixo nem provoque queimadas.

Recomendações da Defesa Civil estadual em casos de incêndios florestais

Medidas preventivas

• Evite acender fogueiras;
• Não solte balões e nem fogos de artifício;
• Não queime lixo ou resíduos em seu quintal;
• Nunca atire cigarros ou fósforos acesos na vegetação.

Antes do desastre

• Mantenha, em fácil acesso, os contatos de emergência;
• Mantenha seu quintal livre de material combustível;
• Acompanhe os alertas, previsões meteorológicas e os informes difundidos por órgãos oficiais.

Durante o desastre

• Nunca tente combater um incêndio sozinho;
• Aumente a ingestão de água e líquidos;
• Analise a possibilidade de deixar a área impactada pela fumaça, somente se for possível e seguro.