O Secretário de Estado da Defesa Civil, Nerinho, esteve presente na manhã desta quarta-feira (9), em reunião com o Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, e demais secretários e órgãos do estado, para discutir as ações para o Prepara Prefeitos, que acontecerá entre os dias 21 e 22 de novembro.
O evento busca oferecer e discutir programas dos governos federal e estadual que podem contribuir com uma boa gestão no quadriênio 2025-2028. O Piauí será o primeiro estado do Brasil a realizar o Prepara Prefeito.
Os novos gestores municipais terão acesso às carteiras de serviços do Estado nas áreas de saúde, educação, segurança, trânsito, primeira infância, tecnologia, saneamento, defesa civil e gestão. Metade da programação do encontro será relativa às ações do governo piauiense e a outra metade ao governo federal.
Para o Secretário de Estado da Defesa Civil, Nerinho, o Prepara Prefeito é um arranjo inovador e pioneiro em torno do Brasil, integrando todas as instâncias de poder, União, estados e municípios, em prol de uma governança mais efetiva, mais eficiente e mais integrada.
“Para a Defesa Civil, essa metodologia de trabalho é típica da organização do sistema de proteção e defesa civil, já que nós temos um diálogo muito profundo com o Governo Federal e, principalmente, com os municípios. A política em si do evento fortalece as ações de defesa civil, uma vez que nós teremos a oportunidade única de dialogar com os 224 gestores eleitos no último processo eleitoral e reafirmar o compromisso do estado para fortalecer a gestão de riscos e desastres e alertar para a importância dos municípios darem a sua contrapartida”, ressalta o deputado.
De acordo com o Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, a ideia do evento é fazer com que o Estado induza políticas positivas para os municípios em áreas importantes como meio ambiente, saúde, educação, defesa civil, segurança, trânsito e primeira infância.
“A Defesa Civil, como diz o deputado Nerinho, que é o secretário, os municípios têm um papel cada vez mais importante nessa quadra histórica que a gente vive de mudanças climáticas em que você tem ou seca extrema ou, às vezes, chuva extrema e os municípios têm que desenvolver essas habilidades institucionais e competências para poder atender corretamente as populações que sofrem com esses efeitos. A ideia do evento, na realidade, é fazer com que a população tenha uma melhoria efetiva de serviços públicos naquilo que é de competência exclusiva do município ou relacionamento do estado-município”, afirma o secretário.