Defesa Civil homenageia profissionais com a entrega do Mérito da Comunicação de Riscos

Nesta segunda-feira (14), a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) deu início a Semana Estadual De Redução De Riscos E Desastres, uma semana de ações voltadas para dar visibilidade ao tema e debater  políticas, estratégias e soluções para redução do risco de desastres. A Semana ocorre em alusão ao Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres, comemorado no dia 13 de outubro.

Na abertura, a Defesa Civil, por meio do secretário Nerinho, realizou a entrega do Mérito da Comunicação de Riscos para os veículos, jornalistas e reportagens que reportaram de forma eficiente e verídica as políticas públicas de proteção e defesa civil no Piauí.

WhatsApp Image 2024-10-14 at 12.46.55.jpeg

O mérito premiou com placas alusivas às matérias e profissionais que repercutiram positivamente na orientação da sociedade a condutas seguras diante de possíveis riscos gerenciados pelo SEDEC. Foram ao todo 8 contemplados entre jornalistas e veículos de rádio, TV e portais. Dentre os veículos, O Dia, Antena 10, Rádio Antares, Cidade Verde, e Rádio Pioneira.

WhatsApp Image 2024-10-14 at 12.46.54 (1).jpeg

O Secretário de Defesa Civil, Nerinho, fala da importância em prestar homenagem aos profissionais de comunicação. “Hoje a Defesa Civil trabalha de forma rápida, e graças ao empenho, dedicação e parceria entre os meios de comunicação com a instituição, esse trabalho acontece de forma muito mais eficaz. Precisamos cada vez mais fortalecer essa união da Defesa Civil com toda a imprensa e órgãos de comunicação”, diz.

WhatsApp Image 2024-10-14 at 12.46.54 (3).jpeg

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, os profissionais foram selecionados levando em consideração a qualidade técnica, mas também a repercussão positiva no âmbito da informação assertiva, inclusiva e resiliente. “Iniciamos uma semana repleta de ações de sensibilização, e começamos  com o pé direito, homenageando aqueles que fazem, de certa forma, a proteção e a defesa civil a partir de uma comunicação assertiva, orientadora, tranquilizadora e mobilizadora. Convidamos os veículos de comunicação que foram laureados em função das matérias e das coberturas jornalísticas, orientando a população a ter condutas de prevenção e regras clássicas de segurança que devem ser tomadas diante de situações de risco, seja no período de estiagem ou no período de chuvoso. Então, para nós, é uma alegria saber que a comunicação do estado é uma grande aliada nesse processo de prevenção”, conta.

WhatsApp Image 2024-10-14 at 12.46.53.jpeg

Para a jornalista Maria Clara Estrela, uma das profissionais homenageadas, o papel principal da imprensa é ser a ponte entre os órgãos de Defesa Civil e a população. “Fico muito feliz e é muito bacana esse reconhecimento, porque a gente trabalha diariamente fazendo monitoramento das plataformas, observando os boletins e buscando os dados para que a gente possa passar uma mensagem fidedigna para a população. E essa láurea representa o reconhecimento disso, ou seja, é um sinal que a gente tem conseguido cumprir a nossa missão de passar a mensagem do órgão para que as pessoas possam tornar aquela informação útil para elas”, ressalta.

WhatsApp Image 2024-10-14 at 12.50.41.jpeg

Para a jornalista Edna Maciel, outra homenageada, o reconhecimento é uma forma de fortalecer o trabalho ético e crítico da imprensa. “Estou muito feliz e emocionada com esse prêmio. O nosso compromisso é passar uma mensagem relevante para a população, contribuindo com a preservação do meio ambiente e da vida. Parabenizo toda a equipe da Defesa Civil pelo trabalho realizado”, diz.

WhatsApp Image 2024-10-14 at 12.46.54 (2).jpeg

Ao longo da Semana, outras ações serão realizadas, como roda de conversa, palestras e a capacitação da segunda turma de Voluntariado da Defesa civil. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO 

🔹Dia 14/10

10h – Evento com jornalistas Entrega do Mérito da Comunicação de Riscos a jornalistas e veículos de comunicação 

Local: SEDEC 

🔹15/10

8h30 às 11h – Mesa Redonda: “Desnaturalizando os desastres: as políticas públicas de gestão de riscos e de desastres”

Local: Auditório do CREA

🔹Dia 16/10 

Palestra: Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos: um olhar estratégico sobre Teresina

Local: UNIFACID

🔹Dia 17/10 

Palestra: Agricultura familiar e mudanças climáticas

Festival Estadual da Juventude Rural do Piauí

Local: FETAG Piauí 

🔹Dia 18/10 

9h – Palestra PLUVIPET

Local: Zona Norte

🔹Dia 19/10

8h às 12h – Capacitação Voluntariado Defesa Civil – 2° turma

Local: Cavalaria da Polícia Militar- Bairro Dirceu.

 

Leia Também