A Diretoria de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), se reuniu, nesta manhã (23), com a Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, para discutir um protocolo de assistência e proteção às mulheres em situações de risco e desastres. O Projeto será executado de forma integrada entre diversos órgãos para atender mulheres em situação de vulnerabilidade.
Segundo o Diretor de Prevenção, Werton Costa, as maiores vítimas dos efeitos das mudanças climáticas são as mulheres. “E paradoxalmente a esse cenário, também são as mulheres que constroem a resistência, constroem as formas de convivência sustentável. Então precisamos, como Defesa Civil e órgão protetivo, ter uma política específica para elas. Então nós compartilhamos esse projeto com a Secretaria das Mulheres, que abraçou prontamente e nós vamos iniciar esse trabalho, que vai se voltar basicamente para capacitar essa mãe a lidar com situações de crise, como possíveis incêndios, alagamentos, engasgo, e outros”, conta.
Para a Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, as políticas para as mulheres estão em todas as áreas, inclusive na proteção e defesa civil. “Essa importante parceria com a Defesa Civil vai possibilitar que a gente avance junto com as mulheres na prevenção, na questão da sustentabilidade, e todo um leque de ações que poderemos desenvolver não só aqui em Teresina, mas em outros municípios e no interior do estado”, ressalta.