O diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, participou, nessa quarta-feira (4), de um workshop para tratar da implementação de ações de capacitação e difusão do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC). O evento foi realizado no auditório do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em Brasília (DF).
O principal foco do encontro é a articulação e conexão entre representantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para garantir a efetividade do plano, previsto para ser lançado em breve, após 20 meses em construção.
Werton destacou o impacto da criação do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil nas ações de defesa civil do Estado e disse que a criação do plano tem como objetivo diminuir o impacto das mudanças climáticas em populações mais vulneráveis.
“Nós participamos de todo o processo de criação do documento junto ao governo federal e decidimos criar o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, elaborado em sinergia com o PNPDC. Os planos são como irmãos e nossas expectativas são as melhores possíveis. Temos uma dívida histórica com a população mais vulnerável, essas pessoas são as maiores vítimas das mudanças climáticas e dos desastres. Portanto, o plano não é um documento para ficar dentro da gaveta, ele é um guia para todas as defesas civis”, afirmou o gestor.
Participaram do workshop integrantes de defesas civis estaduais e municipais, movimentos sociais, Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), entidades da sociedade civil organizada, organismos internacionais e setor privado.