A Defesa Civil do Piauí lançou, nesta terça-feira (17), o Plano Estadual de Emergência Pluviométrica 2025, que tem como objetivo a prevenção contra desastres no período chuvoso. O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI).
O plano de prevenção e resposta para o período chuvoso criado pela Defesa Civil contempla a atuação conjunta de órgãos públicos, organizações comunitárias e empresas fornecedoras de serviços e insumos importantes.
O diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, informou que todo o plano foi pensado para facilitar a comunicação e organização entre os órgãos competentes e os municípios em caso de emergências.”Estamos aqui para prevenir, esse é o objetivo. A Defesa Civil já é formada por diversos órgãos e estamos aqui para alinhar não somente com esses órgãos, mas também com os municípios, todo o processo de prevenção para evitar quaisquer desastres”, disse.
O Deputado Estadual, Nerinho, também participou do lançamento e destacou que o plano teve toda sua organização e avaliação feita em conjunto com órgãos parceiros, usando como exemplo de prevenção tragédias recentes. “Um exemplo muito forte que temos de desastres foram as enchentes do Rio Grande do Sul. Precisamos, a todo custo, nos prevenir, pois não podemos ficar à mercê do acaso. Então, a Defesa Civil montou todo um plano que visa, principalmente, a proteção da nossa população com um apoio, além de planos A, B e C”, destacou.
No evento, o Subcomandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel José Veloso, destacou a importância do plano e de todos os processos integrados propostos pela Defesa Civil. “Trabalhamos em conjunto e precisamos de diálogo e planejamento para conseguirmos deter qualquer tipo de ameaça. A Defesa Civil vem trabalhando muito bem e o Corpo de Bombeiros estará sempre à disposição para ajudar e contribuir com essa gestão tão bem planejada”, relatou.
No evento estavam presentes a Secretária de Estado das Relações Sociais (Seres), Nubia Lopes, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc), Associação Piauiense de Municípios (APPM); o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBM-PI); a Associação de Radioamadores do Piauí (ARPI); a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); 25º Batalhão de Caçadores e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).