A parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) e o aplicativo de navegação Waze foi selecionada como uma das boas práticas apresentadas no Fórum Nacional de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil. O evento, realizado nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), reuniu especialistas, gestores e agentes de proteção e defesa civil de todo o país para compartilhar experiências e fortalecer a gestão de riscos e desastres no Brasil.
A iniciativa piauiense, que utiliza a tecnologia do Waze para mapear áreas de risco e orientar a população sobre rotas seguras, foi apresentada, nesta quarta-feira (19), pela equipe da Sedec. O objetivo é difundir essa estratégia inovadora e incentivar outras defesas civis estaduais e municipais a adotarem soluções tecnológicas para aumentar a segurança da população, especialmente em períodos de chuvas intensas.
De acordo com o coordenador do Centro de Riscos e Desastres (Cegrid) da Sedec, Michel Francisco, a implementação de ferramentas tecnológicas no monitoramento de desastres é um avanço essencial para garantir maior proteção à sociedade.
“O Fórum Nacional de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil consegue integrar iniciativas pioneiras e já consolidadas, possibilitando que diferentes estados e municípios troquem experiências e aprendam uns com os outros. Aqui no Piauí, a prevenção é uma prioridade e grande parte das nossas ações são inspiradas em boas práticas nacionais. Copiar o que dá certo, adaptar e aprimorar essas iniciativas são passos fundamentais para fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, destacou o coordenador.
A parceria entre a Sedec e o Waze permite que os usuários do aplicativo recebam alertas sobre áreas alagadas e bloqueios viários, além de orientar motoristas para rotas alternativas mais seguras. A iniciativa também contribui para a redução de acidentes e otimiza a mobilidade urbana durante eventos climáticos extremos.
Além da apresentação piauiense, o Fórum Nacional abordará temas como o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusão social e sustentabilidade na gestão de riscos e desastres. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, estará presente, reforçando a importância da troca de conhecimentos e do fortalecimento da cultura de prevenção em todo o país.
A participação do Piauí no evento nacional reafirma o compromisso da Defesa Civil estadual com a inovação e a segurança da população, promovendo estratégias eficientes e adaptáveis a diferentes contextos regionais.