Defesa Civil une forças e busca conter incêndio em expansão no interior do estado

Um incêndio de grandes proporções atinge a região sul do Piauí desde a última quarta-feira (30), com início no município de Canto do Buriti. Devido às condições climáticas adversas, como ventos fortes e baixa umidade, as chamas se espalharam rapidamente e já alcançaram o território do município vizinho de Pavussu. No domingo (3), o fogo atingiu o nível 4 de alerta – o mais grave na escala de monitoramento de queimadas.

Uma sala de situação composta pela Defesa Civil do Piauí, Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) acompanha toda a evolução das chamas em tempo real e emitiu um alerta de emergência na noite de domingo, após o avanço do fogo em direção a áreas urbanas.

Segundo dados atualizados da sala de situação, nesta terça-feira (5), aproximadamente 66 quilômetros quadrados de área já foram afetados pelo incêndio. Os prejuízos se concentram especialmente na perda de rebanhos e plantações de pequenos agricultores da região.

Para reforçar o combate às chamas, o Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer) foi acionado e atua com apoio de aeronaves. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também integra a sala de situação e colabora na análise da propagação do fogo.

A Defesa Civil estadual orientou o município no registro da ocorrência no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal, o que permitirá ao município pleitear recursos emergenciais da União, dada a proporção do desastre.

 

Leia Também