A Secretaria da Defesa Civil (Sedec), em parceria com Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI), realizou, nessa quarta-feira (24), mais uma etapa do projeto “Mães Protetoras, Mães Eficientes”, na Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA). O projeto tem como objetivo capacitar mães e mulheres cuidadoras na prevenção de acidentes domésticos e orientar sobre primeiros socorros básicos, além de oferecer suporte psicológico e social.
Na AMA, as mães e cuidadoras acolhidas pela instituição participaram de uma capacitação em primeiros socorros, ministrada pelo Corpo de Bombeiros, e primeiros socorros psicólogos, em um bate papo sensível e acolhedor com a psicóloga Samila Leão.

O encontro foi marcado por aprendizado, acolhimento e orientações extremamente importantes. Dentre os temas abordados estão os riscos e perigos em ambientes domésticos, com práticas e demonstrações de como agir em situações de engasgo, quedas, choques elétricos, queimaduras, e outros.
A coordenadora do projeto, Jane Silva, também mãe atípica, contou que a iniciativa é uma importante ação alinhada ao Protocolo Nacional Conjunto para a Proteção Integral a Crianças, Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Risco e Desastres. “Eu sou mãe atípica de gêmeos, entendo essas mães e sei que temos que cuidar de nossos filhos e de nós mesmas. Já levamos o projeto Mães Protetoras, Mães Eficientes para três instituições aqui em Teresina: APAE, AMA e Instituto Rizo Movement – e pretendemos expandir para outros municípios”, explicou Jane Silva.

Antônia Ramos, mãe atípica e acolhida pela AMA, fala da importância dos aprendizados. “Minha filha já se engasgou com um biscoito de maizena, eu estava sozinha com ela e não sabia o que fazer. Só o que fiz foi gritar por socorro. Então, essas informações são muito importantes para a gente levar para o dia a dia e ensinar para outras pessoas também, outras mães que não vieram”, conta.

A bombeira e uma das ministrantes do curso, Jéssica Laís, explica que, para além de realizar os primeiros socorros, é preciso entender a importância de chamar ajuda imediatamente, ligando para os números 190, 192 e 193. “A gente tentou pegar o que mais acontece em casa e ensinar um pouco sobre o que fazer e a importância também de, mesmo sabendo o básico dos primeiros socorros, pedir ajuda. Além de não ter a informação só para si, repassar para familiares, colegas de trabalho porque, às vezes, é você que está precisando receber esses primeiros cuidados, e repassando muito mais pessoas vão ser agraciadas com essas informações”, disse.
