A Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh) realizaram, nesta quarta-feira (29), uma reunião com equipes técnicas na Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), localizada no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina. O encontro teve como objetivo a construção conjunta do protocolo estadual de acionamento do sistema Defesa Civil Alerta (DCA) para situações de risco ambiental, climatológico, hidrológico e meteorológico.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec , Werton Costa, a instituição já possuía protocolos padronizados para atuação integrada com as chamadas “forças amigas” , como segurança pública, gestão de barragens, saúde e assistência social. No entanto, ainda era necessário definir critérios específicos para o acionamento do DCA na esfera ambiental.

“A integração com a Semarh é considerada estratégica, uma vez que a secretaria mantém a Sampece, sala responsável pelo monitoramento contínuo de variáveis climáticas. Essas informações são coletadas por meio de estações da Agência Nacional de Águas (ANA) e da rede própria da Semarh, em parceria com a Fetag. A integração dos dados permite que tenhamos uma visão mais ampla das condições de risco, especialmente no período chuvoso, nas queimadas e em eventos de risco meteorológico. Isso garante agilidade na circulação das informações e na pronta resposta às ocorrências”, destacou Werton Costa.
Durante a reunião, o coordenador do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil, Michel Francisco, apresentou os critérios de acionamento e os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), além de discutir possíveis cenários de risco e formas de resposta que poderão ser adotadas pela Semarh.

O novo protocolo, que está sendo desenvolvido de forma colaborativa entre as duas instituições, deve entrar em operação a partir de dezembro, quando se iniciam as primeiras chuvas. A integração entre as salas Sampece (Semarh) e Segrid (Defesa Civil) dará origem ao sistema “Rede Verde-Laranja”, que contará com identidade visual unificada e boletins, alertas e notas técnicas emitidos de maneira coordenada.
Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça o compromisso com a prevenção de desastres e a segurança da população piauiense, por meio de um sistema de monitoramento e alerta cada vez mais ágil, integrado e eficiente.
