A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) participou de uma reunião estratégica com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) nesta sexta-feira (14) para definir as ações preventivas que serão executadas durante o próximo período chuvoso na Planície Litorânea. O principal foco do encontro foi a elaboração de um plano específico para o município de Parnaíba, que em breve receberá uma grande obra de intervenção na área do piscinão, sob responsabilidade da Defesa Civil, voltada para melhoria da drenagem.
Como a obra ainda será executada e o período chuvoso se aproxima, tornou-se essencial a construção de medidas resilientes que garantam a segurança da população residente em áreas de risco. Para isso, os diretores da Defesa Civil, atuando nas áreas de Prevenção e Mitigação, Resposta, Reconstrução e Engenharia, deram início ao desenvolvimento de um conjunto integrado de ações, denominado “Operação Parnaíba”.
A operação reúne um pacote de iniciativas estruturantes e emergenciais, que incluem: implementação de ferramentas de monitoramento e alerta, permitindo que o município acompanhe, em tempo real, as condições climáticas e a evolução dos níveis de risco; capacitação das equipes locais para elaboração e execução de planos de contingência; treinamentos comunitários voltados à evacuação segura e primeiros socorros; monitoramento das microbacias e da drenagem urbana, com suporte de sistemas de bombeamento emergencial por caminhões-pipa; e política de assistência social acolhedora para atendimento de possíveis famílias impactadas por alagamentos.

Durante a reunião, o diretor de Engenharia da Defesa Civil, Eduardo Apolônio, destacou a importância do alinhamento entre as equipes técnicas e reforçou o andamento da obra de drenagem que será executada no município.
“A reunião foi voltada para o planejamento das ações para a quadra chuvosa em Parnaíba. Discutimos o cronograma da obra de drenagem, cuja licitação está prevista para fevereiro, e apresentamos todas as etapas planejadas. Reunimos as equipes para pensarmos juntos nas ações de prevenção, resposta e demais medidas necessárias para garantir atenção especial ao bairro afetado. Essas ações estão sendo coordenadas pela Defesa Civil e, após a validação do plano, iremos nos reunir também com a Prefeitura de Parnaíba para definir como o município poderá contribuir durante esse período”, explica Eduardo.
Com a Operação Parnaíba, a Defesa Civil do Piauí reforça seu compromisso com a proteção da população, o planejamento integrado e a gestão eficiente dos riscos, garantindo respostas mais rápidas e eficazes durante o período chuvoso.