Detran-PI lança sistema digital para despachantes; projeto será implantado em todo o Estado

O Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) está com uma novidade para os despachantes credenciados ao órgão: A implantação de um novo sistema de cadastro e análise de processos, 100% digital.

A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, relata as facilidades do novo sistema para os despachantes e para a população. Ela lembra que trata-se do processo de modernização do órgão, mediante a implementação de tecnologias.

“Uma das etapas para tornar o Detran totalmente digital é eliminar o processo de entrega de papel. Por isso agora os despachantes contam com esse sistema moderno que também vai ser disponibilizado para o setor responsável para conferência dos documentos, sendo assim não é mais necessária a entrega de nenhum item impresso”, explana.

COMO É?

De acordo com o Analista de TI do Detran-PI, Helielson Sousa, a nova ferramenta permite que os despachantes possam inserir os dados dos clientes diretamente no sistema para a equipe analisar os documentos, na mesma plataforma.

“Atualmente, os despachantes já possuem acesso ao sistema, entretanto mesmo que cadastrem os documentos na plataforma eles precisam imprimir esses processos e trazer de forma física aqui para o órgão. Porém, agora já é possível inserir os dados diretamente nessa mesma plataforma realizando o uploud dos documentos necessários para cada serviço, para a equipe do Detran visualizá-los diretamente do sistema”, detalha.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

Conforme a presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Piauí, Débora Alves, o processo de implantação da nova plataforma deve se estender por todo o Estado.

“Inicialmente, apenas um grupo de despachantes de Teresina começou a utilizar essa ferramenta para validação. Após esse processo de adequação, todos os profissionais das 224 cidades do Piauí usarão o sistema após um treinamento que será realizado nos próximos dias”, ressalta.

 

Leia Também