
Atividades educativas do Detran-PI em 2024
Escola Piauiense de Trânsito lidera campanhas educativas em 2024
Por meio da Escola Piauiense de Trânsito, o Detran liderou campanhas temáticas como Arena Beach no Litoral, Maio Amarelo, “Detran nas Férias” e Semana Estadual do Trânsito. O Órgão lançou ainda o “Bloquinho do Detran” no carnaval, promoveu o 1º Fórum Piauiense de Segurança Viária e Prevenção de Sinistros e investiu na promoção de cursos e parcerias para formação de novos condutores, como incentivo à conscientização da população para construção da cultura de respeito e responsabilidade coletiva.
Arena Beach no Litoral

Em janeiro, a Arena Beach no litoral, composta por uma quadra de esporte para Beach Soccer, espaço para atividades com crianças, música ao vivo e aula de zumba, atraiu cerca de 5 mil pessoas. Turistas foram abordados no complexo de atividades na praia da Atalaia, bares e barracas das praias do coqueiro e barra grande, onde receberam materiais informativos e orientações de conscientização sobre as normas e leis de trânsito.
Ações no Carnaval
No carnaval, o Detran promoveu ações educativas e abordou mais de 52 mil pessoas em cidades do interior e nos blocos tradicionais de Teresina. O trabalho integrado de prevenção e de conscientização da sociedade, realizado pelo órgão e parceiros, contribuiu para a redução de 41,6% no número de mortes no trânsito, no decorrer dos dias de folia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), comparados ao ano anterior.
As atividades lúdicas do Detran percorreram os principais blocos de rua e estruturas festivas nas cidades de Altos, União, Luís Correia, Parnaíba e Teresina, com charangas, eleição voluntária do motorista da rodada em grupos de amigos (Se beber, não dirija), distribuição de brindes e material com mensagens e informações cruciais para o cidadão.



Maio Amarelo
O Maio Amarelo também concentrou ações em diversas cidades do interior, com a ampliação de palestras educativas em escolas e ações em ruas e avenidas. O objetivo do programa foi aplicar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.
“O Detran está atuando no que chamamos de raiz do problema: investindo na educação para um trânsito mais seguro. Isso inclui ações e palestras educativas nos principais eventos e rodovias do Estado, cursos sobre pilotagem, regras de trânsito e uso devido de equipamentos de segurança”
Detran nas Férias

Em julho, foi estabelecida a campanha “Detran nas Férias”, entre 21 e 28 de julho, com abordagens lúdicas a cerca de 1200 turistas no litoral, como foco principal nos perigos do consumo de álcool e responsabilidade ao dirigir. A iniciativa integrou a campanha do Governo do Estado: “Piauí, seu destino de Verão”, ressaltando a importância de um trânsito seguro, especialmente para os turistas e pessoas que atuam na região.
Educação no Trânsito nas Escolas
Em parceria com a Seduc, o Detran levou noções de segurança e responsabilidade no trânsito para dentro das salas de aulas, envolvendo crianças, jovens e adultos. Só neste ano de 2024, mais de 10 mil crianças, adolescentes e motociclistas já participaram das palestras educativas do órgão. Além disso, palestras para empresas, faculdades, feiras e fóruns foram adicionadas às iniciativas em todo o Estado.
Formação de Profissionais
Neste ano de 2024, a conclusão de duas turmas de instrutor de trânsito possibilitou a formação e inclusão de 177 novos profissionais no mercado de trabalho, por meio do processo de ensino e aprendizagem do Detran. Os novos profissionais, agora certificados, têm a missão de colaborar para promoção da mudança de cultura aos futuros motoristas, promovendo valores de segurança, respeito e responsabilidade no trânsito. Cada turma teve duração de dois meses, com carga de 180h, com abordagens de temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, entre outras.
“O currículo foi cuidadosamente elaborado para garantir que os instrutores estejam preparados para enfrentar os desafios da educação no trânsito. A qualidade do ensino e a dedicação dos nossos alunos foram excepcionais”
Ainda neste sentido, 143 motoristas da Secretaria de Saúde do Estado e do Detran participaram de curso de atualização para condutores. Esse trabalho está sendo levado aos demais órgãos e deve ser direcionado às empresas, visando a qualificação desses profissionais para um trânsito mais seguro.