O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) iniciou dia 10 de julho o novo procedimento de vistoria para licenciamento e registro de veículos, 100% digital, em todos os postos e setores de despachantes credenciados no Piauí. Diretores de Ciretrans, representantes de empresas privadas e o Presidente do Conselho Regional de Despachantes (CRDD) participaram do treinamento de suporte de operação, realizado na Sede, em Teresina.
Na prática, o Detran-PI passou a realizar a atividade de registro para o primeiro emplacamento, vistoria de carros oficiais e regravação do chassi ou motor, bem como vistorias de verificação de apontamentos das ECV’s (Empresas Credenciadas de Vistoria Eletrônica) em determinados veículos, entre outros.
De acordo com o Gerente da Diretoria de Registro e Licenciamento do Detran-PI, Francisco Carlos, as vistorias, que antes eram realizadas em decalque de chassi e motor (coleta manual de dados através de um papel adesivo), passam a ser realizadas de forma digital, com a captura de imagem e conferência mais ágil, como garantia contra fraudes e combate à prática de desmanches de veículos.
“Com o manuseio do sistema digital, ao invés de papel, o novo trâmite permite mais agilidade e garantia de segurança no processo de registro de veículos no Estado. É o compromisso da nova gestão: digitalizar os serviços do Detran e oferecer atendimento qualificado ao cidadão piauiense”, destaca.
Além de oferecer mais agilidade no processo de vistoria para a regularização de carros e motocicletas no trânsito, a implementação da ferramenta contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que exclui a utilização do papel e de toner para a impressão.
DESPACHANTES
No mês de junho, foi implementado um novo sistema de cadastro e análise de processos para os despachantes, 100% digital. O sistema de vistoria veicular foi integrado à nova ferramenta implementada para a categoria, facilitando ainda mais os processos gerados para os usuários.