O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) iniciou nesta semana a entrega dos Certificados de Conclusão da 2ª Turma do Curso de Instrutor de Trânsito. Ao todo, 177 profissionais foram formados em Teresina, neste ano, em duas turmas, por meio do processo de ensino e aprendizado do órgão.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da atual gestão do Detran, que visa reduzir os índices de acidentes no Estado. Reforça ainda as atividades do Pacto Intersetorial pela Redução de Acidentes e Mortes no Trânsito, pois a prevenção começa pela educação, em todas as esferas sociais.
A Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, destaca a importância do curso para a formação de profissionais qualificados que terão a responsabilidade de lecionar aulas para os futuros condutores de veículos no estado.
“A formação de instrutores é uma etapa crucial na construção de um trânsito mais seguro e consciente. Os novos profissionais, agora certificados, têm a missão de educar nossos futuros motoristas, promovendo valores de segurança, respeito e responsabilidade no trânsito”, afirma Barradas.
O curso capacita profissionais para o mercado de trabalho, comprometidos com a segurança e a educação no trânsito, refletindo o compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles com a formação qualificada e a responsabilidade social. Nesta turma, os formandos tiveram acesso a uma carga horária de 180 horas, em dois meses, com disciplinas como legislação de trânsito, primeiros socorros, normas de segurança, técnicas pedagógicas e práticas de direção.
Com a conclusão do curso de instrutor, o Detran-PI reafirma seu papel fundamental na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos os piauienses. O Órgão prepara o lançamento de novos cursos, a ser anunciado no seu site oficial, a partir do estabelecimento da plataforma digital para aulas online.
Tags: curso, Detran, formação, Instrutor, Piauí, Trânsito