O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, na última segunda-feira (1º), uma resolução que altera o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no país. A principal mudança é o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para candidatos à primeira habilitação. A norma entra em vigor após publicação no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias.
A medida estabelece um modelo mais flexível, no qual o candidato escolhe como e onde fará sua formação. Sem a obrigatoriedade das autoescolas, será possível se preparar com instrutores autônomos, ensino remoto, ensino assíncrono e instituições especializadas, como escolas públicas de trânsito. As autoescolas permanecem autorizadas a ofertar cursos, mas deixam de ser a única porta de entrada para a formação de condutores.

“É um benefício para a população, especialmente para pessoas de baixa renda, porque a resolução permite acesso à habilitação por um preço mais barato. Assim, reduzimos o número de condutores inabilitados e, consequentemente, o número de sinistros de trânsito”, afirma a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas.
A resolução também diminui a carga horária mínima das aulas teóricas e práticas, elimina a taxa do segundo exame em caso de reprovação e retira o prazo de validade do processo de habilitação, hoje limitado a 12 meses.
A estudante Yasmin Alves, de 19 anos, tirou a categoria A pelo modelo atual, mas afirma que o custo permaneceu como obstáculo para continuar o processo. “Reprovei três vezes na prova prática de moto e desisti. Agora, com a segunda tentativa gratuita, acredito que vou ter coragem de tentar de novo”, conta.
O mecânico Aurisson Moraes também pretende aproveitar as mudanças para iniciar o processo de habilitação do filho, de 18 anos. “Na minha época, paguei caro. Agora, com essa facilidade, quero aproveitar para tirar a do meu filho e da minha nora. Do jeito que estava, não dava. Assim que soube da mudança, fui ao Detran atrás de informações”, relata.
Principais mudanças
Curso teórico
Curso prático
Tags: autoescola, cnh, Detran, formação