O Governo do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (29), a entrega das primeiras Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) do programa CNH Social. A solenidade ocorreu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Professor Marcílio Rangel, localizado no bairro Marquês, zona Norte de Teresina.
Nesta etapa inicial, os estudantes contemplados receberam a CNH de forma totalmente gratuita, na categoria A (motocicletas). A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à habilitação, reduzir o número de condutores não habilitados e fortalecer a segurança viária no estado.
“Foi um processo normal. Tivemos aulas e provas teórica e pratica. Estou me sentindo muito lisonjeada com isso, de estar recebendo minha primeira habilitação através desse projeto, que é a CNH Social”, conta a estudante Maysa de Araújo do CEJA Angelina de Moura Leal.

De acordo com a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, cerca de 70% das vítimas de acidentes de trânsito no Piauí são motociclistas, muitos deles sem habilitação, o que reforça a importância da formação de condutores conscientes e preparados para o trânsito.
“O nosso estado tem um índice altíssimo de acidentes de trânsito. Conseguimos reduzir cerca de 20% neste ano, mas esse programa foi criado justamente para capacitar melhor os nossos condutores, aliando educação no trânsito à formação desses jovens. Eles serão agentes multiplicadores, não só nas famílias, mas também no nosso trânsito”.
Em 2025, o programa registrou 10 mil estudantes inscritos e tem como meta habilitar 60 mil alunos até 2030. A Seduc atuou na mobilização dos estudantes e na articulação com as escolas, enquanto o Detran-PI foi responsável pela execução técnica, com a realização das aulas e dos exames teóricos e práticos.
A CNH Social Estudantil reafirma o compromisso do Governo do Piauí com a inclusão social, a educação e a promoção de um trânsito mais seguro.
Tags: cnh, Detran, educação, formação, Piauí, Trânsito