Detran-PI: Ouvidoria ultrapassa 25 mil atendimentos com 89% de respostas imediatas em 2024

Ouvidoria do Detran-PI

Atendimento da Ouvidoria do Detran-PI

Detran-PI amplia canais de atendimento com resposta em tempo real

Ouvidoria realizou 25.680 atendimentos em 2024, com destaque para o WhatsApp como principal canal

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) abriu novos canais de atendimento e ampliou a receptividade de demandas e dúvidas da população, com resposta em tempo real, por meio da Ouvidoria, em 2024. Criado para receber reclamações, denúncias, dúvidas e acompanhar resoluções de processos, o setor realizou mais 25.680 atendimentos neste ano, consolidando-se como um canal essencial para a comunicação com os cidadãos.

Vale ressaltar que cerca de 89% das demandas são dúvidas básicas sobre acesso a serviços do Detran, como emissão de documentos e consultas a andamento de processos e taxas.

Destaque para o WhatsApp

Entre os cinco canais de atendimento disponíveis, o WhatsApp (86) 9 8802-4070 se destaca como o mais utilizado pelos usuários, devido a agilidade, facilidade de uso e eficácia no retorno. Com média de 60 atendimentos por dia, o aplicativo de mensagens foi responsável por 14.400 atendimentos anuais, o que corresponde a mais da metade do total registrado.

Atendimentos complementares

Além do WhatsApp, a Ouvidoria oferece outros canais de comunicação para garantir o acesso a diferentes perfis de usuários. A Diretora-geral do Detran, Luana Barradas, evidencia que a Ouvidoria do Detran-PI tem sido uma ponte eficaz entre o órgão e os cidadãos, oferecendo celeridade na resolução de demandas e no fornecimento de informações sobre serviços como habilitação e documentos de veículos.

“A multiplicação eficiente de canais de atendimento possibilitou ao Detran acolher mais de 2 mil demandas por mês, neste ano, evitando até mesmo a necessidade de o usuário ter que se deslocar para postos físicos. Isso demonstra que o órgão dialoga com o cidadão e o auxilia no acesso aos serviços e conclusão de suas atividades”

– Luana Barradas, Diretora-geral do Detran-PI

Confira o desempenho de cada canal em 2024:

  • E-mail: 3.600 atendimentos (15/dia)
  • Direct no Instagram: 2.880 atendimentos (12/dia)
  • Plataforma Fala Br: ~10 atendimentos/dia
  • Telefone: 2.400 atendimentos
  • Atendimento presencial: ~10 pessoas/dia na sede

Como entrar em contato com a Ouvidoria do Detran-PI?

  • WhatsApp: (86) 9 8802-4070
  • E-mail: ouvidoria@detran.gov.pi.br
  • Instagram: @detranpiaui
  • Telefone: (86) 2222-9600
  • Atendimento presencial: Sede do Detran-PI
  • Plataforma Fala Br: falabr.cgu.gov.br