O cair de tarde desta quinta-feira (17) foi de muita alegria e festa em São Raimundo Nonato, com a chegada da comitiva do governador Wellington Dias para a solenidade de entrega dos documentos de propriedade de terras aos pequenos produtores rurais dos assentamentos estaduais Apercata, Serra Branca e Sítio Novo.
Durante o evento, o diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí – Interpi, Chico Lucas, felicitou às famílias de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar dos três assentamentos atendidos pelo Governo do Estado, pela conquista da propriedade da terra, tão esperada por décadas.
“Estamos aqui, hoje, em São Raimundo Nonato, entregando a segunda etapa dos títulos em Serra Branca/Serra Vermelha. São 429 títulos, são 429 famílias dessas comunidades Apercata, Sítio Novo e Serra Branca, que viviem há décadas nestes terrenos, esperando por este momento histórico para receber este documento que lhes garante a propriedade de seus lotes de terra, dentro do assentamento. E, agora, com a conclusão do nosso trabalho de regularização fundiária desses imóveis, estamos entregando estes 429 Títulos Definitivos de Propriedade de Terras. Parabéns e agradecemos aqui as presenças também das lideranças comunitárias Junior, Ducinéia e Fábio (presidentes das assentamentos).”, declarou o gestor do Interpi.
A luta e espera pelo documento pela garantia de propriedade de suas terras teve início ainda nos anos 90, quando as famílias que viviam na “Fazenda Guzerá”, localizada na área de conservação do Parque Nacional Serra da Capivara, foram retiradas pelo órgão responsável pela gestão do Parque Nacional Serra da Capivara e reinstaladas em uma área devoluta limitante ao Parque Nacional. Ali, construíram casebres, com paredes de madeira, cobertas de telhas, submetendo-se a uma moradia precária.
Por meio do Interpi o Governo do Estado, instaurou processo para identificação das terras devolutas na região, tendo o processo finalizado com a incorporação de uma área denominada Serra Branca/Serra Vermelha (Glebas I e II com cerca de 75.000,0 hectares), ao patrimônio imobiliário do Estado do Piauí.
Em parceria com outros órgãos, como o INCRA, IBRAMA, Ministério Público e a FETAG, o Interpi deu prosseguimentoo ao processo de regularização fundiária da área, fazendo a individualização dos lotes e a atualização cadastral das famílias assentadas.
A solenidade de entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade de Terras em São Raimundo Nonato contou também com a presença do secretário de Fazenda e coordeandor do PRO Piauí, Rafael Fonteles, e levou novas esperanças para mais 429 famílias dos assentamentos estaduais Apercata, Serra Branca e Sítio Nova.
Prosseguindo com a agenda, neste sábado (19), o Governador e comitiva entregarão mais 290 Títulos Definitivos de Propriedade de Terras para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do assentamento Chapada do Papagaio, em Campo Alegre do Fidalgo.
Ainda dentro da agenda de março, deverão ser atendidas as comunidades de assentamentos estaduais nos municípios de Santa Filomena, Curimata, Cristino Castro, e ainda a comunidade quilombola Sabonete, em Isaías Coelho.
Redação: Gorete Gonzaga – Ascom Interpi
Tags: agricultura familiar, assentamentos, doaçao de terras, interpi, regularizacao fundiaria