Interpi celebra o mês da Consciência Negra com a entrega de títulos coletivos a comunidades quilombolas

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) realiza nesta sexta-feira (10), a Solenidade de Entrega de Títulos Coletivos de terras para as Comunidades Quilombolas Potes e Paquetá, localizadas no município de São João da Varjota. A cerimônia contará com a presença do governador Rafael Fonteles, representantes das comunidades quilombolas e membros da sociedade civil.

A entrega dos títulos faz parte das comemorações do mês da Consciência Negra, e representa um marco significativo na luta pela preservação da cultura e dos direitos dessas comunidades.

As comunidades Potes e Paquetá abrigam 107 famílias, que há décadas cultivam suas tradições e mantêm viva a memória de seus antepassados. O Interpi tem programado ainda para este mês, a entrega de títulos de terras para outras 3 comunidades quilombolas, e em dezembro, mais 5 comunidades serão beneficiadas, totalizando 11 em 2023. Já em 2022, dez territórios quilombolas foram regularizados pelo Instituto.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destaca a importância desse marco. “A entrega dos títulos coletivos é um passo significativo em direção à garantia dos direitos territoriais das comunidades quilombolas, promovendo a justiça e a equidade. Estamos empenhados em continuar esse trabalho em parceria com as comunidades visando o desenvolvimento sustentável e a preservação das tradições culturais. Vamos colocar o Piauí na vanguarda desta importante e justa política pública”, reforçou o diretor.

 

Leia Também