Em um marco histórico para o Piauí, o Governo do Estado celebra a assinatura do Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), um investimento de 18 milhões de dólares destinado à regularização fundiária, agricultura familiar, preservação do meio ambiente e combate à pobreza no semiárido piauiense.
Com a firme missão de impulsionar a melhoria da renda, segurança alimentar e o acesso a serviços essenciais, o PSI visa também à adaptação das comunidades às mudanças climáticas, buscando um futuro mais sustentável para todos.
O apoio essencial do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) fortalece o compromisso do Governo do Estado em beneficiar diretamente 60 mil famílias e mais de 200 mil pessoas em 138 municípios piauienses.
Uma das grandes conquistas do projeto será a titulação definitiva de aproximadamente 6.300 famílias em 7 territórios de desenvolvimento do estado, prioritariamente localizadas em territórios de comunidades tradicionais.
Em suas palavras, o diretor-geral do INTERPI, Rodrigo Cavalcante, destaca: “Este projeto marca um novo capítulo na história da regularização fundiária em nosso estado. Estamos empenhados em garantir não apenas a segurança jurídica das famílias, mas também o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de regiões historicamente desassistidas. É um passo significativo na construção de um Piauí mais inclusivo e sustentável para todos os piauienses.”