Reunião em São João do Piauí sobre marco legal regulatório do saneamento básico

O Diretor-Geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí-IAEPI, Magno Pires, o prefeito de São João do Piauí e mais 14 prefeitos do território da Serra da Capivara, bem com secretários municipais do meio ambiente e assessores de prefeitos desse território, participaram de uma reunião no dia 4 de abril, em São João, sobre lixos e lixões, extinção dos lixões e consórcios intermunicipais sobre lixos e lixões de conformidade com o novo marco legal regulatório do saneamento básico, cuja lei federal prevê a extinção desses aterros urbanos.

Ainda foi tratado e discutido no evento a instalação de usinas biomecânicas no Estado, com a tecnologia da Archea e da Veiga que não prevê sobra de lixo para enterro, mas a produção de material como telha, tijolo, meio fio, gás, biogás e fertilizantes, etc.

A construção e instalação das usinas biomecânicas são de responsabilidade total e integral da Veiga e Archea sem que as prefeituras e os municípios desembolsem um real para implantação dessas indústrias de lixo. O evento contou com cerca de 120 pessoas, dentre estas, os 14 prefeitos do território da Serra da Capivara. O instituto de Águas e Esgotos fará mais 6 eventos idênticos em outras regiões, além dos que já foram realizados em Picos, Valença, Piripiri, Oeiras, Uruçuí, etc.
Os próximos encontros poderão ser realizados em Barras, Parnaíba, Água Branca, Floriano, Bom Jesus e Parnaguá.

O Instituto está sensibilizando e conscientizando a sociedade, também, para atendimento e implantação do novo marco legal regulatório do saneamento básico.

Tags: , , , , ,