80 Prefeitos mobilizados nos 6 encontros sobre lixos e lixões

O Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI promoveu seis encontros regionais nos municípios de Picos, Valença, Piripiri, Oeiras, Uruçuí e São João do Piauí, sensibilizando e conscientizando a sociedade piauiense; especialmente autoridades municipais, sobre a gravíssima situação de lixos e lixões; mas falando também um pouco sobre saneamento de água e esgotos.

Entretanto, a prioridade, era mesmo discorrer sobre o lixo e lixões. E, assim, o Instituto fizera esses eventos nessas cidades, acima elencadas, com grande assistência de público. E grandioso sucesso.

Contudo, iríamos avançar para outras regiões como Barras, Campo Maior, Castelo, Água Branca, Bom Jesus, Parnaguá e Floriano, com o objetivo de cobrirmos todo o território estadual.

Houve, no entanto, a concepção acertada de que teríamos que fixar em uma região e/ou município a instalação da primeira usina biomecânica para tratamento integral do lixo, sem sobra de resíduos para enterrar.

Então, o Senhor Governador Rafael Fonteles, escolheu o território de desenvolvimento dos Cocais, onde Piripiri está inserido; porquanto foi um evento extremamente concorrido e com a presença de 14 prefeitos municipais, bem como secretários municipais do meio ambiente e procuradores. E uma sede urbana onde diariamente são recolhidas 60 toneladas de lixo; matéria-prima essencial ao funcionamento da Usina Biomecânica.

Além da escolha correta quanto à instalação da Usina Biomecânica porque apenas Piripiri proverá quase 60% da matéria-prima necessária ao funcionamento da Usina, o restante da matéria-prima virá de um raio de 40 Km, consequentemente o essencial para mover e/ou alimentar uma unidade que processará por dia, 100 toneladas de lixo, que será a capacidade instalada da futura usina biomecânica.

Por conseguinte, acertada a construção da unidade de Piripiri e a sua implantação, instalação e funcionamento dentro de 8 a 12 meses, partiremos para as demais regiões que foram sensibilizadas e conscientizadas para escolhermos a instalação da segunda usina biomecânica; e, assim, sucessivamente em todo o Estado.

Consequentemente o Estado foi dividido em regiões e cidades polos onde, nesses polos, seriam instaladas as usinas biomecânicas, certamente uma em cada polo estrategicamente selecionada a cidade sede, enquanto teríamos uma outra enorme usina, possivelmente para processar 200 toneladas de lixo diariamente em Teresina.

Teresina recolhe 1.600 toneladas de entulho por dia, sendo 1.000 toneladas de lixo orgânico e inorgânico e 600 toneladas de podas. Além do passivo do lixão existente, na Capital, com milhares de toneladas no aterro urbano, cuja matéria-prima será também processada pela usina biomecânica, dando à mesma uma estabilidade de vários anos de vida.

Com este cenário amplo de ações e este planejamento coerente em todo o Piauí, teríamos alcançado quase todos os territórios do Piauí, neste primeiro momento, com a participação de 80 gestores municipais; Inclusive, os pontos críticos de acúmulo de lixo nos aterros de Parnaíba, Piripiri. Água Branca e Picos, além de Valença, demonstrando a nossa eficiência em solucionar, embora a longo prazo, o mais grave problema do Estado na área do saneamento básico;

Especialmente lixo e lixões, refletindo à sociedade de que nossa ação está sendo corretamente aplicada e que apresentará também os resultados à solução que nos propomos executar; reafirmando, embora em longo prazo, repita-se, porém, definitiva, cuja ação trará benefícios enormes na redução das doenças provocadas por falta de saneamento adequado.

O Instituo de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, preservará a sua política de resíduos sólidos durante toda a ação exigida pelo Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico.

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos e Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras-APL.

Tags: , , , , , , , , , ,